Depois dos Jogos das Escolas Municipais de Rio Bonito, no último dia 22, a Prefeitura realizou a cerimônia de abertura dos Novos Jogos Estudantis de Rio Bonito, com a participação dos colégios municipais, estaduais e particulares da cidade. As competições acontecerão até o dia 23 de novembro e reúnem várias modalidades esportivas como o atletismo, basquete, futsal, vôlei, xadrez, tênis de mesa e natação. A abertura aconteceu na quadra do Colégio Rio Bonito e contou com a presença do ex-atleta olímpico Robson Caetano.
As disputas dos jogos acontecem no Motorista Futebol Clube, no Esporte Clube Fluminense, no Colégio Rio Bonito e na Escola Municipalizada Professor Honesto Almeida de Carvalho (EMPHAC).
Para o ex-atleta Robson Caetano, que prestigiou a abertuta do evento, a oportunidade de uma competição que une educação e esporte, é muito importante para o processo de formação do indivíduo. “Quando você tem o esporte aliado a educação, o futuro desse jovem ser humano vai ser muito melhor”, pontuou.
Segundo ele, em competições como essa, é possível a descoberta de talentos no esporte. “Os esportistas fora da curva, aqueles atletas talentosos, estão por aí, tudo é uma questão do profissional de educação física identificar esse talento, trazê-lo para dentro do esporte de alto rendimento e começar a trabalhar com ele”, analisou.
Os Jogos Estudantis são organizados pela Prefeitura através das Secretarias de Educação e Esporte e Lazer. Para o secretário de Esporte, Bernardo Oliveira, “voltar com os jogos após a pandemia e poder proporcionar aos alunos uma ferramenta transformadora na vida deles, é muito importante”.
O secretário de Educação, Adalmir Cardoso, também falou sobre o poder transformador do esporte. Segundo ele, “é inimaginável o poder que o esporte tem na vida das crianças. Eu venho dos jogos e sei que fica um legado muito importante. A gente aprende muito através do esporte, solidariedade, amor ao próximo e entender que a competição termina quando termina o jogo, mas o trabalho coletivo permanece pra vida toda”.
Quem também foi atleta dos jogos estudantis foi o prefeito Leandro Peixe, que falou sobre o evento de uma outra perspectiva. “É uma sensação diferente ter participado dos jogos e agora estar promovendo os jogos. Eu lembro da minha juventude quando buscava um espaço no time da escola para poder participar. E agora, como prefeito, quando eu nomeei Bernardo como secretário, fiz uma exigência, que os jogos estudantis fossem resgatados”, disse Peixe.
Na plateia, muitos pais que também participaram dos jogos quando eram crianças e adolescentes, foram ver a abertura porque os filhos agora representarão suas escolas. Um deles é o pastor Marcelo Lessa, que foi prestigiar a filha. “Estou aqui para prestigiar e incentivar a minha filha que vai jogar, mas também relembrando a minha infância e adolescência como se fosse um túnel do tempo. Quero parabenizar o município e as escolas que estão participando por ensinar esses valores da comunhão, apesar dos momentos de rivalidade, das brincadeiras, mas tudo com socialização”, disse.
Mas não são apenas os adultos que estão animados com as competições. Para o aluno Cauã Siqueira, do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Professor Dyrceu Rodrigues da Costa, “a expectativa é alta. O colégio Dyrceu tem uma tradição muito forte no esporte. Vou jogar todas as modalidades, atletismo, futebol, xadrez, e espero que a gente vá bem sim, acho que a gente tem time suficiente pra disputar o título”.
Assim como Cauã, os estudantes do 2º ano do Ensino Médio, Rafael Vitorino e Kerlon Silva do C. E. Bernardino da Costa Lopes, estão confiantes. Segundo Rafael, “nossa intenção é sair com a vitória, dedicação não vai faltar”. Já Kerlon, lembrou que apesar de estarem participando para vencer, “o importante é se divertir sem rivalidade contra ninguém”.
Foto: Secom Rio Bonito
Lívia Louzada