A Festa da Bananada de Rio Bonito começa amanhã, quarta-feira (12), e para evitar que itens pessoais sejam furtados do público durante o evento, como aconteceu na festa de aniversário da cidade, em maio, a reportagem da Folha entrevistou o delegado da 119ª Delegacia de Rio Bonito, Rodrigo Moreira, que passou orientações.
Segundo ele, os cuidados devem ser tomados não apenas para essa festa, mas para qualquer grande evento que haja aglomeração em qualquer cidade.
“É importante se cercar de cuidados básicos como por exemplo deixar a bolsa sempre na sua frente, não deixar o celular no bolso de trás da roupa, não deixar a bolsa aberta, e se possível, deixar dinheiro, documentos e celular dentro daquela pochete que fica por dentro da roupa (conhecida como pochete anti-furto ou doleira)”, orientou.
O delegado também alertou sobre o uso de cartões que funcionam por aproximação. “Cartões de crédito ou débito por aproximação devem ficar em local que a pessoa veja o objeto para que ela não seja furtada, pois como o cartão funciona por aproximação, é mais fácil os bandidos usarem para tirar dinheiro da vítima”.
Ele disse ainda que o alerta não tem a intenção de deixar as pessoas com medo, mas sim tomarem mais cuidado. “Sabemos que as pessoas querem se divertir e querem registrar com o celular o momento de diversão delas, mas é importante tomar cuidado e evitar expor seus bens. Qualquer grande evento tem essa possibilidade (da pessoa ser vítima de furto), ela (a vítima) está com a guarda baixa e esquece a bolsa aberta, por exemplo, por isso é bom prestar atenção”.
Rodrigo Moreira lembra que a pessoa que perceber qualquer situação suspeita ou tenha seus pertences furtados ou roubados, devem procurar as forças de segurança que estarão no local.
Registro de Ocorrência
Um dos serviços on-line que a Polícia Civil disponibiliza é o Registro de Ocorrência, mas o delegado Moreira alerta que é necessário que as pessoas preencham esse registro com o maior número de informações possíveis, como o IMEI e o número da linha do celular furtado ou roubado, por exemplo.
“Quando a pessoa não fornece o maior número de informações, precisamos chamá-la na Delegacia para coletar mais dados”.
Segundo a autoridade policial, só não podem ser feitos registros on-line de roubo e furto de veículos e nem de crimes da Lei Maria da Penha.
Celulares recuperados
Depois da festa de aniversário de Rio Bonito, a equipe do delegado conseguiu recuperar diversos celulares que haviam sido furtados durante os dias de evento. Os celulares foram devolvidos aos donos e as pessoas que estavam usando os telefones foram autuadas.