Nova ondulação entra ainda nesta quinta-feira (29) com vento sudoeste forte e a expectativa é de que a sexta-feira (30) já amanheça com séries de 6-8 pés na Praia de Itaúna
O Vivo Rio Pro apresentado por Corona em Saquarema será encerrado nos dois últimos dias do seu prazo, nesta sexta-feira (30) e sábado (1º) na Capital Nacional do Surf. As previsões vão se confirmando e uma nova ondulação entra nesta quinta-feira (29) com vento sudoeste forte e a expectativa é de que a sexta-feira já amanheça com séries de 6-8 pés na Praia de Itaúna. A primeira chamada do dia será as 6h25, para um provável reinício da competição as 6h35 em Saquarema, com transmissão ao vivo pelo Sportv e WorldSurfLeague.com.
A quinta-feira (29) amanheceu com ondas muito baixas novamente e o day-off foi decretado logo na primeira chamada do dia, as 6h45. O vento sudoeste também já começou a agir desde cedo e, quando entra forte na Praia de Itaúna, a primeira coisa que faz geralmente é achatar as ondas, mas é ele que vem trazendo as ondulações (swell). Então, a previsão é de que a sexta-feira já amanheça com ondas e o Vivo Rio Pro apresentado por Corona deve ser finalizado em boas condições e com praia lotada, como vem acontecendo desde a semana passada.
A etapa brasileira do World Surf League (WSL) Championship Tour (CT) está inaugurando a reta final da temporada. Depois do Vivo Rio Pro apresentado por Corona, só terão mais duas para definir os grupos dos top-5 e das top-5 dos rankings, que irão disputar os títulos mundiais de 2023 no Rip Curl WSL Finals, em setembro em Trestles, na Califórnia, Estados Unidos. Além disso, esse ano ainda tem a batalha por vagas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.
A única brasileira da elite mundial, Tatiana Weston-Webb, já está com sua vaga nas Olimpíadas garantida e está tentando confirmar seu nome entre as top-5. Ela vai entrar na segunda bateria do dia com a norte-americana Caitlin Simmers. Será um confronto direto por um lugar no grupo das top-5. Tatiana está dividindo a quinta posição com a octacampeã mundial Stephanie Gilmore, que já foi eliminada na repescagem. Caitlin está logo abaixo das duas e quem vencer fica em quinto no ranking.
Assim como Tatiana, quatro brasileiros também não venceram suas baterias da primeira fase, disputadas na sexta-feira passada. Eles vão tentar aproveitar a segunda chance de classificação para as oitavas de final na repescagem. Na primeira bateria, Jadson André enfrenta o líder do ranking, Griffin Colapinto. O californiano precisa vencer, senão já perde a lycra amarela de número 1 da World Surf League para Filipe Toledo, que estreou com vitória. A briga entre eles pela ponta, é fase a fase no Vivo Rio Pro apresentado por Corona.
Depois, tem um duelo verde-amarelo na repescagem, entre o tricampeão mundial Gabriel Medina e Samuel Pupo, vice-campeão na Praia de Itaúna no ano passado, no tricampeonato consecutivo de Filipe Toledo em Saquarema. Medina defende a quinta posição no ranking, enquanto Samuca perdeu sua vaga na elite no corte do meio da temporada e está competindo como convidado, sem pontuar mais no CT 2023. E no confronto seguinte, Caio Ibelli enfrenta o havaiano Barron Mamiya.
Além de Filipe Toledo, que só perdeu uma bateria em Saquarema em 2017, mais três brasileiros venceram suas primeiras baterias na sexta-feira passada e passaram direto para as oitavas de final do Vivo Rio Pro apresentado por Corona. A primeira vitória brasileira foi do surfista local de Saquarema e atual número 3 do ranking, João Chianca, o Chumbinho. Os outros são o também campeão mundial Italo Ferreira e Yago Dora, que fez a melhor apresentação verde-amarela na primeira fase, com um aéreo nota 8,83 que valeu a virada sobre Gabriel Medina.
Vila dos patrocinadores
Enquanto o show dos melhores surfistas do mundo não recomeça na Praia de Itaúna, a Vila dos Patrocinadores segue atraindo o público com várias ativações acontecendo o dia todo. Uma das ações foi promovida pelo Banco do Brasil, para crianças do projeto Atletas do Futuro, de 20 núcleos de futebol em Saquarema. Eles assistiram uma palestra motivacional realizada no Espaço Banco do Brasil Som e Surfe, por surfistas do Brasil de ondas gigantes, Ian Cosenza e Michelle des Boulloins.
“Hoje nós estamos trazendo nossos atletas aqui e nosso projeto conta com 20 núcleos espalhados pela cidade de Saquarema, entre campos sintéticos e de grama natural”, destacou Pedro Leoni, coordenador do projeto Atletas do Futuro. “Temos cerca de 4 mil alunos no projeto, todos do município de Saquarema e a gente está vindo aqui para uma palestra motivacional do Ian Cosenza e da Michelle des Boulloins, para eles passarem um pouco da experiência deles para estes atletas”.
O Banco do Brasil também vai sortear no sábado, duas pranchas customizadas pelo artista Tom Veiga e autografadas por Italo Ferreira e Tatiana Weston-Webb, que são patrocinados pelo Banco do Brasil. Para participar do sorteio, é só fazer o cadastro no estande do BB na entrada da Vila dos Patrocinadores. Na quinta-feira também acontece um show com Pablo Reis e Banda no Espaço Banco do Brasil Som e Surfe, que vem agitando o público em todos os finais das tardes na Praia de Itaúna.
Os outros patrocinadores do Vivo Rio Pro apresentado por Corona também seguem promovendo várias ações e ativações durante todo o dia. O estande da Vivo com sua piscina de ondas, é um dos mais concorridos. Os outros estandes também distribuem brindes, realizam brincadeiras e estão sempre cheios, o da Secretaria de Esportes e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura de Saquarema, da Australian Gold com o Koala Sid, da Natura Kaiak, do canal Sportv, Oakberry e do Visit Portugal.
Crédito: odia.ig.com