Empresa é condenada a indenizar trabalhador que não foi contratado por estar acima do peso

A 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) manteve a condenação que determinou que uma empresa
às
peso
Foto: Freepik

A 5ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-2) manteve a condenação que determinou que uma empresa a pague R$ 30 mil por danos morais a um trabalhador preterido por ter índice de massa corporal elevado. O profissional havia recebido a promessa de admissão no cargo de vendedor de automóveis e se desligado do seu então emprego.

De acordo com o processo, ao saber que seria contratado, o homem forneceu uma série de documentos requisitados e abriu uma conta no banco indicado pela empresa. No entanto, após o exame admissional constatar obesidade e pressão alta, o profissional soube que não teria o emprego.

O trabalhador, que se desligou do antigo emprego diante da promessa de contratação, afirmou que a situação gerou graves prejuízos e o colocou em situação de total desamparo, sem meios de prover suas necessidades básicas e a subsistência da família.

Argumento da empresa

Segundo a empresa, o profissional sabia que o exame admissional era etapa eliminatória e nunca foi orientado a pedir demissão. A companhia também negou ter feito promessas e confirmou a desistência motivada pelo laudo médico, que considerou o profissional inapto para a função.

No entanto, conversas em aplicativos de mensagens entre o trabalhador e o representante da empresa indicaram que a admissão era dada como certa. A desembargadora-relatora Leila Chevtchuk destacou que a justificativa da obesidade, sem pedidos de exames complementares ou demonstração de comorbidade que impedisse o exercício das atividades, configura discriminação por gordofobia.

Fonte: extra.globo.com

Veja também: Novo golpe do chupa-cabra requer mais cuidado no caixa eletrônico e nos acompanhe nas redes sociais.

Veja também

Segundo a Prefeitura, neste ano, a Feira registrou recorde de público com 260 mil visitantes, ao longo de 10 dias
às
Ele foi flagrado com 162 cápsulas de cocaína, 22 pedras de crack, 12 trouxinhas de maconha e 8 frascos de loló, segundo os agentes
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] também: Empresa é condenada a indenizar trabalhador que não foi contratado por estar acima do peso e nos acompanhe nas redes […]

Últimas Notícias