Maricá lança universidade e rede de estudos do Carnaval nesta sexta-feira (17)

Serão criados um programa de capacitação profissional e uma cadeia científica multidisciplinar dedicada à promoção do conhecimento
às
MARICA
Foto:

A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, lançará nesta sexta-feira (17/01), no Cine Henfil, no Centro, a Universidade Livre do Carnaval (Ulcamar) e a Rede Brasileira de Estudos do Carnaval (Rebeca). O evento começará a partir das 16 horas e terá a participação de integrantes das escolas de samba União de Maricá e da Estação Primeira de Mangueira, do grupo afro Ilê Ayê e do sambista Rafael Caçula.

Por meio da Ulcamar, Maricá poderá realizar estudos capazes de identificar a demanda da economia criativa, permitindo a criação de um programa de cursos profissionalizantes com especialização no setor do carnaval. Já a Rebeca viabilizará uma uma cadeia científica multidisciplinar na cidade, dedicada à promoção do conhecimento, da pesquisa, do ensino e do exercício profissional em torno do setor.

Leia também: Estado do Rio de Janeiro registra 810 casos de dengue nas primeiras semanas do ano 

O secretário de Cultura e das Utopias de Maricá, Sady Bianchin, explicou que a nova instituição oferecerá cursos técnicos nas áreas profissionais relacionadas ao Carnaval e sua cadeia produtiva, cursos livres (sem formação acadêmica tradicional) e também cursos de pós-graduação lato sensu em três módulos (consultoria, gestão e produção de carnaval). Ele antecipou ainda que, por meio da Rebeca, haverá interação com outras instituições de ensino e pesquisa que estudam o carnaval.

“Quando falamos em carnaval, não é somente sobre o samba, mas também sobre agremiações como os blocos afro de Salvador, do maracatu de Pernambuco e do Bumba Meu Boi, por exemplo. Nossa proximidade com as escolas de samba nos faz nos voltar à produção de carnaval, que envolve mais de 60 profissões diferentes. A Ulcamar quer abranger todas elas. Será a primeira instituição do mundo a estimular a economia criativa do carnaval, pois é nesse tipo de economia que acreditamos e queremos para o futuro de Maricá”, projeta Sady.

A realização da Ulcamar tem como parceiros o Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), a escola de Samba União de Maricá, o Instituto Brasil Social (IBS, que atua como gestor), a escola de Samba Estação Primeira de Mangueira e a Universidade Federal do Recôncavo Baiano.

Deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Veja também

Mulheres presas durante operação no Complexo do Alemão
às
Yoon Suk Yeol sofreu impeachment em dezembro após decretar Lei Marcial no país
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias