Um dos maiores clássicos do vôlei feminino, entre Brasil e Itália, acontece neste domingo (8), no Maracanãzinho, às 10h. O jogo é válido pela primeira rodada da Liga das Nações de Vôlei, que acontece no Rio de Janeiro desde a quarta-feira (4). A seleção brasileira, que conquistou a medalha de bronze nas Olimpíadas de Paris em 2024, dessa vez conta com um time renovado, mas que ainda assim tem conquistado bons resultados nesta primeira semana de torneio. Já a equipe italiana, além de ter vários nomes importantes, conta com a presença de sua principal atleta, Paola Egonu, que joga como oposta.
O técnico José Roberto Guimarães convocou 30 jogadoras para a Liga das Nações, mas duas das principais atletas da equipe, a central Carol, e a ponteira e capitã, Gabi, não estão entre as selecionadas. As duas jogaram em clubes italianos, nesta última temporada, e estiveram até a fase final de alguns campeonatos, que terminaram apenas em maio, por conta disso foram poupadas. Porém, a expectativa é que Gabi ainda retorne à seleção este ano para a disputa do Campeonato Mundial.
Mas a seleção conta com algumas atletas já consagradas com a medalha olímpica de bronze em Paris, como as levantadoras Macris e Roberta, as ponteiras Ana Cristina e Julia Bergamann e a oposta Tainara.
Até agora, a seleção conseguiu uma vitória na estreia contra a República Tcheca, na quarta-feira (4) e também venceu outro clássico contra os Estados Unidos, na quinta-feira (5).
Leia também: Humorista Léo Lins se pronuncia após condenação: “se rir virou crime, o silêncio virou regra”
Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.