Operação Virtude resgata 3 idosos amarrados no Rio de Janeiro

No bairro do Catumbi, no Rio de Janeiro, três idosos foram encontrados amarrados em local insalubre, e outros 18 foram resgatados.
às
592116a5-bb95-4183-9c36-38fa2c81f121
Foto: Divulgação SESP

A Secretaria Estadual de Segurança Pública realizou o Dia D da Operação Virtude, na última quarta-feira (22), em várias cidades do Estado. Em um asilo clandestino no Rio de Janeiro, três idosos foram encontrados amarrados e outros 18 foram resgatados. A ação é do Ministério da Justiça e voltada ao enfrentamento da violência contra pessoas da terceira idade.

Neste Dia D, a Polícia Civil, por meio da Delegacia Especial de Atendimento à Pessoa da Terceira Idade (Deapti), realizou fiscalizações em diferentes asilos da capital e em municípios do interior para verificar as condições de atendimento e garantir o cumprimento dos direitos previstos em lei.

No bairro do Catumbi, três idosos foram encontrados amarrados em um local insalubre. O asilo havia sido interditado em 2024, mas funcionava de forma irregular. Outros 18 idosos foram resgatados, e o espaço foi novamente fechado. Em Campos dos Goytacazes, os agentes verificaram uma denúncia de que um casal sofria maus-tratos e estava em cárcere privado, praticado pelo próprio filho. O homem foi preso, pois havia um mandado de prisão em aberto por homicídio qualificado, cometido em 2017.

Já em São Gonçalo e em Duque de Caxias, a polícia interditou parcialmente um asilo e aplicou multa de R$ 200 mil a outro por irregularidades administrativas. Em um dos estabelecimentos, os agentes encontraram remédios fora do prazo de validade. A proprietária do local, que atende 20 idosos, foi chamada para prestar esclarecimentos.

Ao longo do mês de outubro, as forças de segurança vêm promovendo palestras e encontros para debater a importância de políticas voltadas à longevidade, ao cuidado e à proteção dessa parcela da população.

“Garantir os direitos da pessoa idosa é uma prioridade do nosso governo. A Operação Virtude reforça o compromisso do Estado em combater qualquer forma de violência e promover uma cultura de respeito e cuidado. Nossos idosos merecem viver com dignidade e segurança”, ressaltou o governador Cláudio Castro.

A Polícia Militar, por meio do programa Patrulha 60+ — o único do Brasil voltado exclusivamente para o atendimento a pessoas idosas — realizou ações educativas nas praias de Copacabana e de Icaraí, em Niterói, com foco na conscientização e orientação.

Somente no mês de outubro, as equipes realizaram 212 atendimentos. Lançado há um ano, o Patrulha 60+ atua no cadastro de idosos que possuem medidas protetivas e realiza visitas de acompanhamento periódicas.

*Com informações do Núcleo de Imprensa do Governo do Estado do Rio de Janeiro

Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Evento promove esporte, lazer e sustentabilidade com música ao vivo, brindes e ações educativas na orla de Itaipuaçu
às
Motoristas têm até 31 de dezembro deste ano para realizarem as mudanças necessárias
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias