Para celebrar os 190 anos das Barcas, RJ lança passeio turístico pela Baía de Guanabara

O ingresso custará R$169, com meia entrada para estudantes e quem comprovar ser morador do Rio. Idosos terão direito à gratuidade.
às
foto destaque site
Foto: Rafael Campos

Em comemoração aos 190 anos das Barcas, que fazem o trajeto Rio X Niterói, foi lançado um passeio turístico pela Baía de Guanabara. A atração, que será aberta ao público no próximo dia 02 de novembro, ocorrerá sempre no primeiro domingo de cada mês. A iniciativa é da Secretaria de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram), em parceria com o consórcio Barcas Rio. O ingresso custará R$169, com meia entrada para estudantes e quem comprovar ser morador do Rio. Idosos terão direito à gratuidade.

Os 190 anos das Barcas, foi comemorado pelo governo do Estado na última quinta-feira (23), por isso, a ideia de lançar mais uma atração turística. Com aproximadamente duas horas de duração, o passeio terá um trajeto de partida e chegada na estação Praça XV e percorrerá pontos como Pão de Açúcar, Cristo Redentor, Ilha Fiscal, Museu do Amanhã e o Museu de Arte Contemporânea de Niterói (MAC).

“Vivemos a nova fase de um sistema que tem quase dois séculos de história, com um novo operador e maior controle do Estado. O resultado disso está nas inúmeras melhorias já realizadas, como redução de tarifas e o recente início da implementação da biometria facial para coibir fraudes. É tempo de celebrar toda essa trajetória e olhar para o futuro, sem medir esforços para aprimorar cada vez mais o serviço e proporcionar eficiência e segurança para os passageiros”, disse a secretária Estadual de Transporte, Priscila Sakalem.

História das Barcas

Em circulação desde 1835, as barcas começaram a ser operadas oficialmente pela Companhia de Navegação de Nictheroy. Ao longo do tempo, outras empresas passaram a operar, como a Empresa Fluminense (1870), que modernizou a frota, e a Cia Ferry (1877), responsável por iniciar as travessias para Paquetá.

Na década de 1960, o serviço foi estatizado com a criação do Serviço de Transporte da Baía de Guanabara (STGB), vinculado ao Ministério da Viação e Obras Públicas. Com a fusão dos estados do Rio e da Guanabara, a operação passou para o governo estadual, sob a gestão da Companhia de Navegação do Estado do Rio de Janeiro (CONERJ). A década de 1990 marcou uma nova mudança.

Com a privatização da CONERJ, em 1998, a operação passou a ser gerida pelo consórcio Barcas S/A. Em 2012, o serviço passou a ser administrado pelo Grupo CCR, que permaneceu à frente da operação por mais de uma década. Em fevereiro deste ano, o sistema começou a ser operado pelo consórcio Barcas Rio, com maior controle estadual, por meio da Setram.

Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

O projeto foi desenvolvido por alunos da Escola Municipal Dr. Roberto Pereira dos Santos
às
Show faz parte da comemoração dos 452 anos da cidade
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias