Foi lançado, na última quinta-feira (22), o programa Advoga Social, em Maricá. A iniciativa, desenvolvida pela Prefeitura, em parceria com a OAB-RJ e a OAB Maricá, tem como objetivo ofertar orientação e assistência jurídica, de forma gratuita e digital. Vale destacar que advogados da cidade podem se credenciar ao programa para atender aos casos.
Leia também: Secretaria de Educação nomeia diretores de escolas e creches de Rio Bonito
Segundo a Prefeitura, o Advoga Social também visa diminuir a sobrecarga da Defensoria Pública. Através do site, https://advoga.marica.rj.gov.br os cidadãos vão poder relatar suas demandas jurídicas. Na sequência, o relato será analisado por uma equipe técnica e encaminhado para um dos advogados especialistas na área e que estejam credenciados no programa.
A iniciativa prevê oportunidades para jovens advogados, que buscam uma forma de se inserir no mercado. Os profissionais credenciados no programa serão remunerados em moeda social Mumbuca, integrando o Advoga Social às políticas públicas do município.
O vice-prefeito, João Maurício de Freitas, destacou o objetivo do programa.
“Justiça social é um direito de toda a população e estamos viabilizando isso por meio do programa Advoga Social. A iniciativa vai auxiliar o cidadão a resolver suas pendências jurídicas e também obter orientações”, disse o vice-prefeito.
A presidente da OAB-RJ, Ana Tereza Basílio, ressaltou a relevância da iniciativa.
“É uma conquista da advocacia, mas, sobretudo, da cidadania. Maricá demonstra sensibilidade social ao reconhecer o papel fundamental de advogadas e advogados na promoção do acesso à Justiça. O Advoga Social vai permitir um atendimento jurídico mais rápido e digno para quem mais precisa, fortalecendo a atuação da OAB na defesa dos direitos fundamentais”, afirmou.
Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.