Anvisa aprova regras para cultivo da cannabis medicinal no Brasil

A aprovação é voltada exclusivamente para fins medicinais e farmacêuticos
às
foto destaque site (31)
Foto: Getty Images

Na última quarta-feira (28), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou novas regras que permitem o cultivo do cannabis medicinal por pessoas jurídicas, para fins exclusivamente medicinais ou farmacêuticos. Até 2024, um levantamento apontou que mais de 670 mil pessoas fazem tratamento com cannabis no país. A aprovação também prevê a comercialização de medicamentos usados por via bucal, sublingual e dermatológica.

Leia também: Mulher tem perna amputada após ser atropelada por caminhão em São Gonçalo

Novas regras

Até então, a última resolução sobre o tema, de 2019, aprovava produtos de Cannabis já industrializados para fins medicinais, no entanto, não havia liberação para cultivo destes medicamentos no Brasil.

Agora, com a aprovação da Anvisa, pessoas jurídicas poderão cultivar a planta. Vale destacar que a norma estabelece um limite de até 0,3% de THC, com exceções previstas para pacientes com condições clínicas graves. O THC (Tetrahidrocanabinol) é um composto da planta, usado para tratamento de pessoas que vivem com diversas doenças debilitantes e crônicas.

Outra questão ampliada foi a aplicação dos medicamentos. Antes, era permitido apenas o uso por vias nasais e orais. Mas, com base em evidências científicas os usos dermatológico, sublingual, bucal e inalatório também foram adotados como formas de tratamento, para pacientes em condições especiais.

Consumidores

Em 2024, segundo dados de análises de mercado, 672 mil pessoas fizeram tratamento com medicamentos à base de cannabis. O levantamento ainda aponta uma crescente no número de consumidores, ao longo dos anos.

Fiscalização

A resolução também indica a criação de um comitê, integrado pelos Ministérios da Justiça, da Saúde e da Agricultura e Pecuária, para realizar ações permanentes de controle e fiscalização durante todas as etapas de produção.

O diretor-presidente da Anvisa, Leandro Safatle, destacou a aprovação das novas regras.

“Trata‑se de um passo que leva esperança concreta a milhares de famílias brasileiras: ao dar previsibilidade e segurança para pesquisa e fins medicinais, abrimos caminho para que a ciência e o setor produtivo do país desenvolvam soluções de qualidade para crianças, adolescentes, adultos e idosos, colocando o cuidado em primeiro lugar e aproximando inovação de quem mais precisa”, afirmou Leandro Safatle. 

Siga o perfil do Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

Há possibilidade de corte de energia elétrica, quedas de árvores e alagamentos
às
Os filhotes eram vendidos na Praça do Ó, na Barra da Tijuca, antes de serem vacinados.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Leia também: Anvisa aprova regras para cultivo da cannabis medicinal no Brasil […]

Últimas Notícias