A área devastada por queimadas no Parque Estadual da Costa do Sol, na Região dos Lagos, entre Arraial do Cabo e Araruama, equivale a cinco Maracanãs. É o que afirma o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) após um levantamento feito por meio de um sobrevoo, para verificar a situação da reserva. A área mede aproximadamente 36 mil metros quadrados.
Alem da área comprometida pelas queimadas, o levantamento feito pelo Inea ainda aponta que a Mata Atlântica foi devastada também devido a construção de 120 casas. A operação realizada por equipes da Secretaria Estadual de Ambiente e Sustentabilidade contou com 30 agentes e o apoio da Polícia Militar. Um homem foi preso por furto de energia e crime ambiental, e levaod para a 132ª DP de Arraial do Cabo. Várias propriedades foram demolidas.
Só em 2019, foram registrados 471 ocorrências de incêndio em vegetação em 11 cidades da Região dos Lagos; no mesmo período do ano passado, 72 casos foram registrados. Os crimes ambientais estão sendo investigados pela corregedoria do Inea e a Policia Civil.