10ª Aldeia Cultural, em Aldeia Velha, Silva Jardim, tem programação gratuita e acontece neste fim de semana

às
1

O coletivo Escola da Mata Atlântica – EMA vai realizar a 10ª Aldeia Cultural nos dias 19, 20 e 21 de maio, sexta-feira, sábado e domingo, em Aldeia Velha, distrito de Silva Jardim, com evento que ganha na noite de sábado (20/5) a apresentação da Orquestra Voadora pelas ruas do bairro.

A programação que é inteiramente gratuita começa na noite de sexta-feira, dia 19 de maio, com shows de artistas locais e convidados, como o violonista Rodrigo Garcia, que traz Jander Ribeiro – um dos precursores do rock nacional -, e novos talentos como Jhasmyna e Thaís Sodré, para dividir o palco. Nesta edição, exposição de fotos, circo, teatro, oficinas arte, exibição de filmes, palestras, feira de agricultura familiar com produtores locais e a inauguração do painel de arte pública com o mapa histórico-cultural de Aldeia Velha, uma parceria da Escola da Mata Atlântica, o Selo Arte Pública Cerâmica, a Semente Livre Produções e o Ponto de Memória Ypuca.

Uma homenagem para a ex-aluna do EMA, a adolescente Karine, que perdeu a vida no final de 2022 em uma briga de jovens na rua, reforça a importância de uma reflexão sobre as necessidades de oportunidades para jovens das regiões rurais do país.

A Escola da Mata Atlântica – EMA, idealizado em 2005 por três mulheres que fizeram a transição da cidade para o campo no início dos anos 2000, Tadzia Maya, Julia Botafogo e Tainá Mie, promovem na 10ª Aldeia Cultural uma roda de conversa sobre o “Maio Agroecológico”, campanha de divulgação da Rede dos Grupos de Agroecologia do Brasil – o evento já recebeu o Encontro Nacional de Grupos de Agroecologia, em 2010. “Estamos comemorando a décima edição do que consideramos um grande encontro de artes e culturas na roça”, celebra Tadzia Maya (pedagoga e jornalista), uma das fundadoras da iniciativa, em 2005.

Julia Botafogo, produtora cultural que idealizou a primeira edição do Aldeia Cultural em 2005, também é responsável pelo curta-metragem com a história do coletivo Escola da Mata Atlântica – EMA, que será lançado durante o evento.

“Em 2006 dirigi o média metragem Aldeia Velha e suas raízes” e, agora, dezessete anos depois, vamos apresentar o “Aldeia Velha e seus frutos”, com depoimentos e histórias emocionantes destes mais de dezoito anos de trabalho do coletivo”, revela a cineasta e fotógrafa.

Segundo Taina Miê, a proposta é valorizar a cultura do campo em diálogo com a produção cultural urbana: “Tem lugar para todo mundo. A diversidade sempre foi nosso lema e vai ser uma festa linda”, promete a historiadora e coordenadora artística do evento.

Com a sua décima edição, o Aldeia Cultural celebra o encerramento da Escola da Mata Atlântica – EMA após dezoito anos de atuação do coletivo da vila Aldeia Velha. Com a certeza de que a busca valeu muito aprendizado para todos os envolvidos nestas quase duas décadas, o projeto deixa sementes plantadas no território – como a importância do protagonismo dos educadores, a luta pela manutenção das escolas do campo, a necessidade de criação de público para eventos culturais, a produção audiovisual, a importância das feiras e a necessidade de disseminar a Agroecologia como estratégia de soberania alimentar e conservação da biodiversidade.

Uma itinerância do 10º Aldeia Cultural acontece no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais IFCS/UFRJ, no Largo de São Francisco de Paula, Centro do Rio de Janeiro, no dia 26 de maio, sexta-feira, quando será lançada a exposição de fotos antigas do projeto e o lançamento do curta-metragem “Aldeia Velha e seus Frutos”.

“O propósito de qualquer plano de ação em cultura é o de possibilitar o desenvolvimento sócio econômico de uma localidade, corroborando para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes, promovendo um intercambio cultural entre moradores e visitantes e amigos da comunidade”, reflete o coletivo Escola da Mata Atlântica – EMA.

 

Serviço:

10ª ALDEIA CULTURAL

Dias: 19, 20 e 21 de maio de 2023 | sexta-feira, sábado e domingo

Local: Aldeia Velha – Silva Jardim (RJ)

Programação gratuita

 

19 de maio | 6ªf | a partir das 19h | Programação musical

Local: Pousada d´Aldeia | Rua Joaquim Belmiro Marchon s/n, Aldeia Velha, Rio de Janeiro, 28820-000 | telefone: (22) 98146-1722

19h: Julie

20h: Luzmilla Luz

21h: Gar&Cia – Rodrigo Garcia convida Jander Ribeiro, Jhasmyna e Thays Sodré

22h30: Dj Guto do Mato

 

20 de maio | Sábado | a partir das 10h

a partir das 10h | Programação com oficinas, filme e música

10h: Rua do clube – oficina de malabares com Juan

11h: Rua do clube – apresentação Palhaço Piter Crash e Circo a Céu Aberto

15h: Na Jararaca House – oficina de pintura com leo boy

15h: No Clube oficina de boneca estrela waldorf com dani

15h: Na Feira d´Aldeia – oficina de máscaras para crianças

15h: Na Feira d´Aldeia – oficina do castor

17h30: Na Cantina – lançamento do filme

 

A partir das 15h | Programação musical

Local: Feira d´Aldeia – Centro

15h: DJU

15h30: Miguel Garcia

16h10: Luis Augusto

16h50: Luciane Menezes

19h: DJ Provos

20h: Orquestra Voadora

 

A partir das 21h 

Festa Lembranças do Barroco

Local: Aldeia do Bambu Camping

DJ Lencinho | Marcelo China | Fabinho do Blues

 

21 de maio | Domingo | a partir das 13h | Programação aberta

Local: Centro da Vila, na Rua Santana

Todas as idades

 

Veja também

O índice de raios UV na capital fluminense é considerado extremo. Os ventos ficam fracos a moderados, com rajadas de até 50 km/h.
às
Assaltantes atiravam durante ação criminosa
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias