10ª Aldeia Cultural, em Aldeia Velha, Silva Jardim, tem programação gratuita e acontece neste fim de semana

às
1

O coletivo Escola da Mata Atlântica – EMA vai realizar a 10ª Aldeia Cultural nos dias 19, 20 e 21 de maio, sexta-feira, sábado e domingo, em Aldeia Velha, distrito de Silva Jardim, com evento que ganha na noite de sábado (20/5) a apresentação da Orquestra Voadora pelas ruas do bairro.

A programação que é inteiramente gratuita começa na noite de sexta-feira, dia 19 de maio, com shows de artistas locais e convidados, como o violonista Rodrigo Garcia, que traz Jander Ribeiro – um dos precursores do rock nacional -, e novos talentos como Jhasmyna e Thaís Sodré, para dividir o palco. Nesta edição, exposição de fotos, circo, teatro, oficinas arte, exibição de filmes, palestras, feira de agricultura familiar com produtores locais e a inauguração do painel de arte pública com o mapa histórico-cultural de Aldeia Velha, uma parceria da Escola da Mata Atlântica, o Selo Arte Pública Cerâmica, a Semente Livre Produções e o Ponto de Memória Ypuca.

Uma homenagem para a ex-aluna do EMA, a adolescente Karine, que perdeu a vida no final de 2022 em uma briga de jovens na rua, reforça a importância de uma reflexão sobre as necessidades de oportunidades para jovens das regiões rurais do país.

A Escola da Mata Atlântica – EMA, idealizado em 2005 por três mulheres que fizeram a transição da cidade para o campo no início dos anos 2000, Tadzia Maya, Julia Botafogo e Tainá Mie, promovem na 10ª Aldeia Cultural uma roda de conversa sobre o “Maio Agroecológico”, campanha de divulgação da Rede dos Grupos de Agroecologia do Brasil – o evento já recebeu o Encontro Nacional de Grupos de Agroecologia, em 2010. “Estamos comemorando a décima edição do que consideramos um grande encontro de artes e culturas na roça”, celebra Tadzia Maya (pedagoga e jornalista), uma das fundadoras da iniciativa, em 2005.

Julia Botafogo, produtora cultural que idealizou a primeira edição do Aldeia Cultural em 2005, também é responsável pelo curta-metragem com a história do coletivo Escola da Mata Atlântica – EMA, que será lançado durante o evento.

“Em 2006 dirigi o média metragem Aldeia Velha e suas raízes” e, agora, dezessete anos depois, vamos apresentar o “Aldeia Velha e seus frutos”, com depoimentos e histórias emocionantes destes mais de dezoito anos de trabalho do coletivo”, revela a cineasta e fotógrafa.

Segundo Taina Miê, a proposta é valorizar a cultura do campo em diálogo com a produção cultural urbana: “Tem lugar para todo mundo. A diversidade sempre foi nosso lema e vai ser uma festa linda”, promete a historiadora e coordenadora artística do evento.

Com a sua décima edição, o Aldeia Cultural celebra o encerramento da Escola da Mata Atlântica – EMA após dezoito anos de atuação do coletivo da vila Aldeia Velha. Com a certeza de que a busca valeu muito aprendizado para todos os envolvidos nestas quase duas décadas, o projeto deixa sementes plantadas no território – como a importância do protagonismo dos educadores, a luta pela manutenção das escolas do campo, a necessidade de criação de público para eventos culturais, a produção audiovisual, a importância das feiras e a necessidade de disseminar a Agroecologia como estratégia de soberania alimentar e conservação da biodiversidade.

Uma itinerância do 10º Aldeia Cultural acontece no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais IFCS/UFRJ, no Largo de São Francisco de Paula, Centro do Rio de Janeiro, no dia 26 de maio, sexta-feira, quando será lançada a exposição de fotos antigas do projeto e o lançamento do curta-metragem “Aldeia Velha e seus Frutos”.

“O propósito de qualquer plano de ação em cultura é o de possibilitar o desenvolvimento sócio econômico de uma localidade, corroborando para a melhoria da qualidade de vida de seus habitantes, promovendo um intercambio cultural entre moradores e visitantes e amigos da comunidade”, reflete o coletivo Escola da Mata Atlântica – EMA.

 

Serviço:

10ª ALDEIA CULTURAL

Dias: 19, 20 e 21 de maio de 2023 | sexta-feira, sábado e domingo

Local: Aldeia Velha – Silva Jardim (RJ)

Programação gratuita

 

19 de maio | 6ªf | a partir das 19h | Programação musical

Local: Pousada d´Aldeia | Rua Joaquim Belmiro Marchon s/n, Aldeia Velha, Rio de Janeiro, 28820-000 | telefone: (22) 98146-1722

19h: Julie

20h: Luzmilla Luz

21h: Gar&Cia – Rodrigo Garcia convida Jander Ribeiro, Jhasmyna e Thays Sodré

22h30: Dj Guto do Mato

 

20 de maio | Sábado | a partir das 10h

a partir das 10h | Programação com oficinas, filme e música

10h: Rua do clube – oficina de malabares com Juan

11h: Rua do clube – apresentação Palhaço Piter Crash e Circo a Céu Aberto

15h: Na Jararaca House – oficina de pintura com leo boy

15h: No Clube oficina de boneca estrela waldorf com dani

15h: Na Feira d´Aldeia – oficina de máscaras para crianças

15h: Na Feira d´Aldeia – oficina do castor

17h30: Na Cantina – lançamento do filme

 

A partir das 15h | Programação musical

Local: Feira d´Aldeia – Centro

15h: DJU

15h30: Miguel Garcia

16h10: Luis Augusto

16h50: Luciane Menezes

19h: DJ Provos

20h: Orquestra Voadora

 

A partir das 21h 

Festa Lembranças do Barroco

Local: Aldeia do Bambu Camping

DJ Lencinho | Marcelo China | Fabinho do Blues

 

21 de maio | Domingo | a partir das 13h | Programação aberta

Local: Centro da Vila, na Rua Santana

Todas as idades

 

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias