O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) publicou, nesta quinta-feira, uma recomendação para que a Secretária Municipal de Educação suspenda as atividades presenciais nas unidades de ensino da rede municipal. O pedido acontece dois dias após a UFRJ emitir uma nota técnica alertando para a explosão de coronavírus no Brasil, especialmente na cidade do Rio.
O MP pede a suspensão das aulas até que seja expedida a devida autorização, baseada em evidências científicas, por autoridade médica e/ou sanitária, no sentido de que é possível a retomada de realização das referidas atividades presenciais de forma segura.
As aulas foram suspensas no início de março como uma das ações do governo do estado para prevenir o contágio pela Covid-19.
Aumento expressivo dos casos
Voltou a subir o número de mortes dentro das casas, sem assistência médica, no Rio. Subiu também acima da média o número geral de mortes no município. Os dados divulgados na tarde de terça-feira, 1º, pelo MonitoraCovid19, da Fiocruz, indicam que o sistema de saúde da cidade pode estar à beira de um colapso.
O município teve um excesso de óbitos de 27 mil desde abril, comparado à média dos anos anteriores no mesmo período – sendo 13 mil causados pela covid-19 e outros 14 mil ligados a outras doenças, como câncer e diabete, confirmando a precariedade do atendimento geral.
Fonte: odia.ig.com.br