Agora é lei: Clube Tamoio será preservado através de Lei estadual promulgada pela Alerj

às

O centenário Tamoio Futebol Clube de São Gonçalo será tombado por interesse social, histórico e cultural do estado do Rio de Janeiro. A Lei 9755 de 1° de julho de 2022 foi assinada pelo deputado e presidente da Alerj, André Ceciliano e publicada no Diário Oficial do Legislativo nesta segunda-feira, 4 de julho. Em seu parágrafo único inclui-se no tombamento todo o acervo histórico e cultural que guarnece o imóvel, bem como todo o mobiliário, adornos e equipamentos que compõem o Clube.

Já no artigo segundo esclarece que em decorrência do tombamento efetuado pela Lei, fica vedada qualquer destruição, descaracterização ou mudança de uso do imóvel em questão, bem como a transferência definitiva de suas atividades, admitida a transferência provisória em caso de necessidade decorrente de eventuais obras.

O então Projeto de Lei 5064/2021 foi aprovado em 2 de março e depois vetado pelo governador, retornando à Casa Legislativa que derrubou o veto em 28 de junho. Com a não publicação dq sanção por parte do governador, coube ao presidente da ALERJ promulgar e garantir a validade da Lei.

A deputada estadual Zeidan comemorou a lei de sua autoria.

“É uma vitória do nosso mandato e dos demais colegas que entenderam a importância desta Lei de preservação de um patrimônio que faz parte da nossa memória. Agradeço imensamente ao meu amigo André Ceciliano que promulgou a lei e a fez valer. Sei que temos ainda muita luta pela frente. A luta é grande e agora vou trabalhar para conseguirmos apoio pra gerenciar o Clube com projetos sociais pra terceira idade, esporte e cultura para nossos jovens”, afirmou Zeidan.

Caberá ao Instituto Estadual do Patrimônio Cultural fazer o registro do tombamento do referido bem imóvel no Ofício de Registro de Imóveis competente.

Veja também

Empresa italiana prevê que preço pode cair a partir da Páscoa para os brasileiros.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias