Alunos da Escola Técnica Estadual Visconde de Mauá, que participam do Programa de Aperfeiçoamento Profissional (PAP), receberam mais um reforço nessa semana para estudarem de forma on-line durante a pandemia da Covid-19. As empresas Cummins Brasil e Schneider Electric do Brasil doaram 32 notebooks com internet à Faetec visando aumentar o acesso dos estudantes aos conteúdos pedagógicos remotos disponibilizados neste período.
– Esse notebook chega em boa hora pra mim. Não tenho computador e hoje só consigo estudar pelo celular. Até consegui transferir a tela do telefone para a TV e, assim, posso ler melhor o material dos professores. Mas, ainda sim, é bem difícil fazer trabalho ou escrever no Word, porque só dá para digitar no teclado do celular. O aparelho vai fazer muita diferença na hora de estudar lá em casa – comemora o aluno Matheus Magalhães, de 17anos, um dos beneficiários da doação.
Moradora de Japeri, na Baixada Fluminense, a cerca de 50 km da Faetec Visconde de Mauá, Isabela Santos, de 18 anos, fez questão de garantir o seu equipamento.
– O celular é por onde eu tenho estudado. Como já tive a experiência de estudar pelo computador, sei o quanto vai fazer diferença esse notebook. Além disso, vou ajudar os meus irmãos menores que também precisam estudar pela internet em casa – comenta a estudante.
A dificuldade em realizar atividades pedagógicas por meio do celular é pontuada por todos os jovens.
– Entrar em sites, em geral, pelo telefone é diferente. A tela do celular é muito pequena, mesmo que você coloque na horizontal. Usar o Word no telefone também não é legal, porque não há tantas ferramentas como no computador. Sem contar que o aparelho telefônico é uma grande distração, com seus aplicativos e redes sociais – avalia Lívia de Oliveira, 17 anos, aluna que faz parte do PAP e também recebeu o notebook.
O Programa de Aperfeiçoamento Profissional (PAP) é realizado na Faetec Visconde de Mauá desde 2018 e visa preparar alunos do curso técnico em Mecânica a manusear equipamentos com motores a diesel e geradores de energia de grande porte. É um treinamento de educação vocacional voltado aos temas: Motores a Diesel e Geradores de Energia, Eletricidade, Comando e Controles Elétricos, além dos conteúdos de Soft Skill que abordam habilidades interpessoais.
– A chegada do computador parece uma alavanca dos conhecimentos que eu preciso ter ao aceitar o notebook. Acho que é uma ótima oportunidade para ampliar meus conhecimentos de mecânica, segundo os ensinamentos que a empresa vai oferecer pra mim. O conhecimento adicional que esse empréstimo vai proporcionar aos meus estudos, é muito válido – garante o aluno Raul Victor de Lima, também de 17 anos, um dos primeiros a receber o equipamento.
Para o presidente da Faetec, João Carrilho, a disponibilização dos notebooks vai auxiliar muito no processo de ensino-aprendizagem.
– Com essa doação, conseguiremos alcançar alunos que dependem de estrutura tecnológica para avançar nos estudos, já que há participantes no programa com difícil acesso a aparelhos digitais e internet. Esse é um dos benefícios que uma parceria público-privada pode resultar, com ganhos reais para os estudantes – finalizou.