Alunos da rede municipal de ensino de Itaboraí participantes do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) realizou a formatura de 740 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de oito unidades de ensino da rede municipal de Itaboraí, na manhã desta terça-feira (05/12). O evento contou com a presença do prefeito Marcelo Delaroli, do secretário de Educação, Mauricílio Rodrigues, e a participação de alunos e seus responsáveis, diretores e professores.
Fruto de uma parceria entre a Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMERJ) e a Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o projeto tem como objetivo prevenir o uso de drogas e a violência entre estudantes, bem como ajudá-los a reconhecer as pressões e as influências diárias que contribuem para isso, desenvolvendo habilidades para resisti-las.
Ao longo do segundo semestre deste ano, diversas atividades foram realizadas com os alunos das turmas do 5º ano do Ensino Fundamental de oito unidades da rede municipal de ensino, assim como a elaboração de redações sobre o projeto, além de aulas teóricas no interior das escolas.
O prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli, acompanhou a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão do Proerd e ressaltou a importância da iniciativa para os alunos da rede municipal de ensino.
“É uma alegria enorme estar aqui na formatura dos nossos alunos. Quero parabenizar todos os envolvidos nesse projeto que tem um papel fundamental na criação e formação dos nossas crianças. Sabemos que esses ensinamentos começam dentro das nossas casas, mas ter o apoio da Polícia Militar é muito importante nessa luta que assola os dias de hoje. Parabenizo também a cada aluno que se empenhou e ouviu o que os nossos profissionais de segurança falaram durante esse projeto”, afirmou Marcelo Delaroli.
Neste semestre, os participantes do Proerd foram os alunos da Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva, em Ampliação; Escola Municipal Nanete Lima Chagas, no bairro Joaquim de Oliveira; Escola Municipal Promotor Luiz Carlos Caffaro, no bairro Ampliação; Escola Municipal Therezinha de Jesus Pereira da Silva, em Rio Várzea; Escola Municipal Antônio Santos da Silva, no bairro Venda das Pedras; Escola Municipal Jornalista Alberto Torres, no Apollo II; Escola Municipal Antônio Joaquim da Silva, em Manilha e Escola Municipal Jorge Antônio Pinto de Araújo, no Retiro.
“É sempre muito gratificante ver nossos alunos se formando nesse projeto, portanto é um grande parceiro da rede municipal de ensino. Estão todos de parabéns pelo trabalho desenvolvido com as nossas crianças”, disse o secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues.
Os responsáveis pelas três melhores redações do semestre dentre as escolas participantes foram premiados com uma bicicleta, entregue durante a cerimônia de formatura. Além disso, os alunos destaques do semestre foram premiados com uma medalha e todos os formandos receberam certificado de conclusão do Proerd.
Veja também: 7 em 10 alunos no Brasil não sabem mínimo de matemática, diz prova mundial e nos acompanhe nas Redes sociais.