Boechat ganhará busto na Praia de São Francisco, em Niterói

às

O jornalista Ricardo Boechat, que morreu segunda-feira (11), num acidente de helicóptero em São Paulo, será homenageado por seus amigos niteroienses com um busto no calçadão da Praia de São Francisco, bairro onde passou a infância e a juventude e onde, até hoje, mora sua mãe, Dona Mercedes. Também foi marcada uma missa para amanhã, às 19h, na Igreja de São Lucas, em Icaraí.

O prefeito em exercício Paulo Bagueira deu sinal verde para a liberação da área do calçadão, um recuo, na altura da Rua Tapuias. Falta apenas o aval da Secretaria municipal de Urbanismo. Bagueira destaca a importância de se preservar a memória do jornalista:

“Ricardo Boechat tinha uma forma única de se comunicar. Sempre com irreverência e com críticas certeiras, manteve por muitos anos seus espectadores e leitores muito bem informados. Boechat sempre demonstrou carinho especial por Niterói. O jornalista será sempre lembrado pelos niteroienses por sua atuação em defesa da cidade”.

Carlos Roberto Boechat, irmão do jornalista, disse que a homenagem será uma maneira de fazer com que se lembre da infância no bairro: “E uma forma de minha mãe matar a saudade”.

Dezenas de amigos de Boechat já se prontificaram a financiar a estátua, que será projetada pelo arquiteto Márcio Franco da Cruz, um dos responsáveis pela expansão do CasaShopping, na Barra. Ele também vai remodelar a área que receberá o busto.

Turma da Tapuia

Amigo de Boechat desde a época em que estudavam juntos no Centro Educacional de Niterói, o administrador de empresas Antônio Brondi lembra que o local que acomodará a estátua é justamente onde eles se reuniam após as aulas.

“Era o seu lugar preferido em São Francisco. Jogávamos futebol e frescobol e éramos chamados de Turma da Tapuia”,  lembra Brondi.

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro sugere ainda que Boechat seja homenageado com nome de rua em Niterói. Na justificativa, o presidente do sindicato, Mário de Sousa, afirma que o Brasil e o jornalismo perderam um dos mais importantes profissionais da imprensa, considerado o maior jornalista de Opinião da atualidade:

“Ricardo Boechat exercia o jornalismo na sua plenitude de crítica e opinião, com total independência e ética. Com esta postura conquistou prêmios de jornalismo, inclusive três Prêmio Esso. Sua infância foi em Niterói, e foi coordenador de imprensa na prefeitura de Niterói na gestão do prefeito Moreira Franco”, diz um trecho da justificativa.

Fonte: Jornal O Globo

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias