A Lagoa de Araruama, a maior laguna de água salgada do mundo, teve suas primeiras praias certificadas pelo Bandeira Azul, se tornando a única do Brasil a ter praias lagunares com o reconhecimento internacional.
As praias certificadas para a temporada 2023/2024 são das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, e dos Ubás, em Iguaba Grande. A solenidade do hasteamento da bandeira nas praias contempladas com selo deve ocorrer até dezembro.
“É uma honra recebermos esse reconhecimento de nível internacional que é o selo da Bandeira Azul, uma conquista de um trabalho que vem sendo realizado há muito tempo pelo governo. Sempre falamos sobre colocar Iguaba Grande em uma posição de destaque e referência. A conquista desse título ecológico altamente respeitado é o reconhecimento disso”, disse o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins.
“Começamos acreditando que São Pedro da Aldeia poderia conseguir a Bandeira Azul e com o olhar ambiental apurado e trabalho conjunto, conquistamos esse reconhecimento internacional. Por meio do estudo da qualidade da água, fizemos várias coletas e provamos que a água na Praia das Pedras de Sapiatiba estava dentro dos parâmetros de normalidades da laguna. Fora isso, a própria população começou a intuir. O nosso executivo colocou esse projeto como uma prioridade. Era um sonho, agora é uma realidade”, comemora Andreia Nogueira, gestora do Programa Bandeira Azul na Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia.
Praia Azeda e Azedinha ganha selo
Em Armação dos Búzios, a Praia Azeda e Azedinha recebeu o selo pela primeira vez. Na cidade, ainda houve a renovação do certificado da praia do Forno. O mesmo ocorreu com a praia de Itaúna, em Saquarema, pelo segundo ano.
Em Cabo Frio, a Praia do Peró vai hastear a Bandeira Azul pelo sexto ano consecutivo. O grupo de moradores, Os Amigos do Peró, defendem a preservação do local e lutaram pela conquista do selo.
No total, são 42 praias brasileiras com o reconhecimento internacional.
Crédito:g1.globo.com