Brasil tem primeiras praias lagunares certificadas com o selo Bandeira Azul na Região dos Lagos do Rio

às
FOTO PARA SITE MODELO (19)

A Lagoa de Araruama, a maior laguna de água salgada do mundo, teve suas primeiras praias certificadas pelo Bandeira Azul, se tornando a única do Brasil a ter praias lagunares com o reconhecimento internacional.

As praias certificadas para a temporada 2023/2024 são das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, e dos Ubás, em Iguaba Grande. A solenidade do hasteamento da bandeira nas praias contempladas com selo deve ocorrer até dezembro.

“É uma honra recebermos esse reconhecimento de nível internacional que é o selo da Bandeira Azul, uma conquista de um trabalho que vem sendo realizado há muito tempo pelo governo. Sempre falamos sobre colocar Iguaba Grande em uma posição de destaque e referência. A conquista desse título ecológico altamente respeitado é o reconhecimento disso”, disse o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins.

“Começamos acreditando que São Pedro da Aldeia poderia conseguir a Bandeira Azul e com o olhar ambiental apurado e trabalho conjunto, conquistamos esse reconhecimento internacional. Por meio do estudo da qualidade da água, fizemos várias coletas e provamos que a água na Praia das Pedras de Sapiatiba estava dentro dos parâmetros de normalidades da laguna. Fora isso, a própria população começou a intuir. O nosso executivo colocou esse projeto como uma prioridade. Era um sonho, agora é uma realidade”, comemora Andreia Nogueira, gestora do Programa Bandeira Azul na Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia.

Praia Azeda e Azedinha ganha selo

Em Armação dos Búzios, a Praia Azeda e Azedinha recebeu o selo pela primeira vez. Na cidade, ainda houve a renovação do certificado da praia do Forno. O mesmo ocorreu com a praia de Itaúna, em Saquarema, pelo segundo ano.

Em Cabo Frio, a Praia do Peró vai hastear a Bandeira Azul pelo sexto ano consecutivo. O grupo de moradores, Os Amigos do Peró, defendem a preservação do local e lutaram pela conquista do selo.

No total, são 42 praias brasileiras com o reconhecimento internacional.

Crédito:g1.globo.com

Veja também

Encerradas definitivamente, sistema de transferências via DOC, um dos mais tradicionais meios de pagamentos bancários por décadas.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias