Itaboraí participa de seminário sobre o programa “Cidades, Salvem Seus Rios”

às
FOTO PARA SITE MODELO (21)

A Prefeitura de Itaboraí, por meio das secretarias municipais de Meio Ambiente e Urbanismo (SEMAU), Agricultura (SEMAGRI) e de Desenvolvimento Econômico, participou do seminário sobre o programa “Cidades, Salvem Seus Rios”, nesta quarta-feira (27/09), no Parque da Cidade, em Cachoeiras de Macacu.

O evento foi realizado por meio de uma parceria entre a organização idealizadora do programa, Planetapontocom, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (SEDEICS), o Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense (Conleste) e a Prefeitura de Cachoeiras de Macacu.

O principal objetivo do encontro foi apresentar o projeto “Cidades, Salvem Seus Rios”, desenvolvido pela organização Planetapontocom, para os municípios de Itaboraí, Cachoeiras de Macacu, Magé e Rio Bonito, além de avaliar a possibilidade de adesão da iniciativa nas cidades. Criado em 2016, o programa tem o objetivo de mobilizar estudantes da rede municipal de ensino a conhecerem o rio mais próximo de sua escola, possibilitando e favorecendo, de forma interdisciplinar, a articulação dos conteúdos curriculares, além de promover conscientização para os estudantes sobre os cuidados com o meio ambiente.

Vigente nos municípios do Rio de Janeiro e de Itabira, o programa consiste em ações educativas durante dois anos letivos, que visam conscientizar os participantes sobre suas responsabilidades, tornando-os protagonistas da transformação do seu território e da preservação do patrimônio ambiental.

O secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Jhonatan Ferrarez, afirmou que a iniciativa é de fundamental importância para a limpeza dos rios e que avalia a possibilidade do município aderir ao programa “Cidades, Salvem Seus Rios” nos próximos meses.

“O encontro foi muito positivo para a apresentação desse problema desenvolvido de forma brilhante pela equipe do Planetapontocom. Iniciativas como essa são fundamentais para a preservação dos rios que cortam o nosso município e junto da nossa equipe técnica iremos avaliar a possibilidade de adesão do programa em Itaboraí”, disse o secretário.

Entre os princípios pedagógicos que norteiam o projeto, estão a problematização; a interdisciplinaridade; a contextualização; a pesquisa e trabalho; a autonomia; o protagonismo; a interação; a inclusão e o multiletramento.

Entre as participantes do seminário estiveram a subsecretária estadual de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (SEDEICS), Marina Esteves, o secretário municipal de Agricultura de Itaboraí, Abílio Pereira, além de representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico de Itaboraí e servidores das secretarias municipais de Meio Ambiente de Magé, Rio Bonito e Cachoeiras de Macacu.

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias