Sessenta pessoas em situação de rua foram imunizadas, em Cabo Frio, com a vacina contra a Covid-19, nesta ultima segunda-feira (12). A ação é realizada pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Secretaria de Assistência Social. A vacinação deste grupo começou no dia 8 de junho. Somente na primeira semana foram 45 atendidos.
Para atingir um maior número possível de pessoas, os profissionais que atuam na abordagem social fizeram um levantamento daquelas que já são atendidas no Centro de Acolhimento Municipal e na Casa de Passagem, e também nos pontos específicos da cidade onde essas pessoas costumam ficar.
“Iniciamos a imunização por quem já é acolhido na Casa de Passagem e Centro de Acolhimento, e concluímos realizando o que chamamos de busca ativa pelas pessoas que se mantém nas ruas. A partir de agora, continuaremos realizando o encaminhamento desse público por meio do Centro de Referência Especializado em Assistência Social, o CREAS” explicou a superintendente da Proteção Social Especial, Mariana Rangel.
Para o secretário de Saúde, Felipe Fernandes, a vacinação de mais um grupo prioritário, e o avanço na aplicação da primeira dose na população em geral, coloca Cabo Frio à frente do previsto na segunda edição que pactua o calendário unificado do Estado do Rio de Janeiro.
“Estamos seguindo com todo rigor o Plano Nacional de Imunização e com responsabilidade na aplicação das doses da vacina, que é escalonada devido ao envio pelo Estado, em pessoas que fazem parte dos grupos prioritários. Graças a essa atuação, a imunização da nossa cidade avançou e permitiu a redução em 80% nos casos de internação com agravamento da doença. Nós pedimos agora para que a população mantenha a consciência e evite aglomerações, utilize máscara e álcool em gel” conclui Felipe Fernandes.