Desde junho de 2025, escolas públicas da cidade de Cachoeiras de Macacu-RJ são contempladas por espetáculos artísticos. Através do projeto “Lona na Lua: Replicando Sonhos”, as apresentações já alcançaram mais de 3 mil crianças e jovens. Entre os bairros beneficiados pela ação, estão Japuíba, Papucaia e Centro.
Com patrocínio da Enel, Governo do Estado do Rio de Janeiro e Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura, um dos objetivos do projeto é oferecer, ao longo de 11 meses, 66 apresentações culturais de forma gratuita. Com foco em despertar o interesse de crianças e jovens pelo universo artístico, o repertório traz espetáculos teatrais, apresentações de dança, além de números circenses e musicais.
Coordenadora do projeto, Zaira Miranda fala sobre a iniciativa: “Temos a proposta de contribuir com a democratização do acesso à cultura nos quatro cantos da cidade. Enquanto ajustamos o espaço que vai receber a lona, levamos arte para quem está na ponta, beneficiando crianças e jovens de escolas públicas. Estamos muito felizes com a receptividade de toda a comunidade.”
Além de montar uma nova lona e ofertar espetáculos, cerca de 400 alunos, com idades entre 06 e 18 anos, estão recebendo aulas gratuitas de teatro, circo, música, desenho, escrita criativa e dança desde o dia 9 de setembro. O local escolhido para essas oficinas é o Casarão de Japuíba, espaço cedido pela Prefeitura de Cachoeiras de Macacu, que através da Secretaria Municipal de Cultura, apoia a chegada da instituição na cidade.

Para o idealizador e diretor do Lona na Lua, Zeca Novais, a chegada do projeto estimula o fortalecimento do protagonismo juvenil na cidade: “Quando incorporamos princípios que valorizam o aprendizado, como capacidade de decisão, cooperação, autonomia, responsabilidade e participação, ao trabalho de capacitação dos alunos, estamos reforçando o papel da arte como elemento de formação da consciência crítica da sociedade. Estamos muito orgulhosos destes primeiros resultados. E vem muito mais por aí”.
Com previsão de entrega do novo espaço para fevereiro de 2026, a Associação Cultural e Social Lona na Lua segue recebendo convites de instituições e órgãos governamentais para dialogar sobre o seu projeto de expansão de territórios. Segundo o Coordenador Wallace Silva, este movimento é recebido de forma natural pelo coletivo: “Atualmente, o Lona na Lua conta com patrocínios através das leis estadual e federal de incentivo à cultura, além do apoio do Criança Esperança que, por meio da Unesco e Tv Globo, contempla um projeto da nossa instituição pela quinta vez. Estamos prontos para novos desafios e tenho certeza que não ficaremos apenas na terceira lona”.

Siga as redes sociais do Jornal, clique aqui!