Câmeras de segurança flagram assaltos no Rio; veja o vídeo

às

Três vídeos de câmeras de segurança que estão circulando em redes sociais revelam flagrantes de assaltos em Ipanema, área nobre do Rio. Um homem com mochila de entregador para a bicicleta num canteiro, dá meia volta e assalta um casal usando uma arma. Em um outro vídeo, gravado no dia 18 de junho por uma câmera de segurança, a cena se repete. Desta vez, as vítimas são dois homens. Um deles reage, tenta desarmar o bandido, que faz um disparo para o alto. O assaltante recolhe os pertences e observa os dois indo embora.

De acordo com levantamento feito pela reportagem, do fim de 2021 a maio deste ano, entre registros em delegacias e casos publicados pela mídia, pelo menos 28 assaltos foram cometidos por pessoas caracterizadas de entregador.

Dois dias antes, um outro assalto foi registrado pelas câmeras de segurança de um outro prédio na Avenida Vieira Souto, em Ipanema. Por volta das 21h40, um homem ganha tempo parando a bicicleta num canteiro enquanto espera um grupo de três jovens se aproximar.

Enquanto isso, um comparsa aparece por trás e encurrala as vítimas. A ação dura apenas 40 segundos. Quando um dos bandidos saca a arma, o grupo percebe que não consegue fugir. As vítimas entregam bens como celular e bolsas. Depois, são obrigados a voltar pelo caminho de onde vieram.

Número de casos pode ser maior

Além do crescimento de registros como esses em delegacias, o número de casos pode ser bem maior. Baseado em relatos recebidos pelas redes sociais, o Sindicato dos Prestadores de Serviços por Meio de Aplicativos e Software do Rio de Janeiro (Sindmobi) estima que, neste começo de 2022, houve um aumento de 10% das denúncias recebidas sobre casos de assalto praticados por falsos entregadores, em relação ao mesmo período do ano passado.

— São relatos vindos da Zona Sul, de bairros como Copacabana e Botafogo, mas também da Zona Norte, de pontos como Vista Alegre, Irajá e Méier — disse Luís Correa, presidente do Sindmobi, esclarecendo que os casos teriam acontecido nas ruas, e não em residências.

A estimativa do Sindmobi está em sintonia com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP), de abril de 2022, que registram um acréscimo de 11,6% dos casos de roubos de celulares no Rio de Janeiro, na comparação com os registros do mesmo mês do ano passado. Não é possível apontar, no entanto, quantos desses assaltos teriam sido cometidos por falsos entregadores.

Dicas contra falsos entregadores

  • Evite usar o telefone celular em vias públicas
  • Se for mesmo necessário, procure entrar em um estabelecimento para fazer a ligação com mais segurança
  • É um crime de ocasião. Uma vez na rua, fique sempre atento à movimentação ao redor
  • Não abra a porta de casa para entregadores se não tiver feito algum pedido
  • Desconfie de veículos sem placa
  • Em caso de suspeita, alerte a polícia

 

 

Crédito: Jornal Extra

Veja também

Empresa italiana prevê que preço pode cair a partir da Páscoa para os brasileiros.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias