Candidato a vice-governador de Claudio Castro pode ter candidatura barrada

às

O candidato a vice-governador do Rio na chapa de Cláudio Castro, Washington Reis, pode se tornar inelegível pela Lei da Ficha Limpa. Na última terça-feira (30), o Supremo Tribunal Federal (STF), por três votos a dois, rejeitou o recurso do ex-prefeito de Duque de Caxias. Ele foi condenado em 2016 por crime ambiental e loteamento irregular. Ao político ainda cabe recurso, conhecido como “embargos infringentes”.

Pela condenação de 2016, a Corte entende que caberiam dois recursos de embargos de declaração, o primeiro deles foi negado em 2021, e nesta terça foi a vez do segundo.

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro deve avaliar agora se o político pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa como inelegível, e deve decidir se impede ou não o registro da candidatura dele a vice-governador.

Condenação

O ex-prefeito de Caxias foi condenado por unanimidade pela 2ª Turma do STF a mais de 7 anos de prisão em regime semiaberto em 2016 por crime ambiental. Na época, o relator do caso, ministro Dias Toffoli, destacou que os autos comprovam que o Washington Reis participou de todo o processo de loteamento da área, que ocorreu sem autorização do órgão público competente.

Em alegações finais enviada ao STF, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, destacou que Washington Reis, à época prefeito do município, determinou a execução de loteamento denominado Vila Verde e dificultou a ação fiscalizadora do poder público, mediante recusa de assinatura de autos de fiscalização e ocultação de máquinas empregadas na obra.

Veja também

às
Menina de 14 anos foi ferida no quadril após pai entrar por engano na comunidade Baixa do Sapateiro
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias