Capacitação do PNAE reúne profissionais responsáveis pela alimentação escolar

às

Gestores, nutricionistas, membros do Centro de Alimentação Escolar (CAE), além de representantes da Agricultura Familiar e responsáveis técnicos pelas compras públicas das cidades de  Rio Bonito, Itaboraí, São Gonçalo, Tanguá e Niterói participaram de uma formação sobre o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), nessa quinta-feira, 9 de maio, na prefeitura de Itaboraí, organizada pelo Centro de Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) da Universidade Federal Fluminense (UFF). A formação tem o objetivo de qualificar esses profissionais para melhor execução do Programa em cada município.

Durante o encontro, foram atualizadas as ações de alimentação e nutrição no PNAE que abrangem a avaliação do estado nutricional dos estudantes atendidos pelo Programa; a identificação de indivíduos com necessidades nutricionais específicas; a realização de ações de educação alimentar e nutricional para a comunidade escolar, articuladas com a coordenação pedagógica da escola; o planejamento e a coordenação da aplicação do teste de aceitabilidade; a elaboração e implantação do Manual de Boas Práticas de acordo com a reali­dade de cada unidade escolar; a interação com os agricultores familiares e empreendedo­res familiares rurais de forma a conhecer a produção local, inserindo estes produtos na alimentação escolar, além do planejamento e acompanhamento dos cardápios da alimentação escolar, entre outras.

Competência Profissional – O nutricionista é um profissional essencial para a adequada execução do PNAE. Compete ao nutricionista responsável técnico (RT) assumir as atividades de planejamento, coordenação, direção, supervisão e avaliação de todas as ações de alimentação e nutrição no âmbito da alimentação escolar.

“O cardápio da alimentação escolar é um instrumento que visa assegurar a oferta de uma alimentação saudável e adequada, que garanta o atendimento das necessidades nutricionais dos alunos durante o período letivo e atue como um elemento pedagógico, caracterizando uma importante ação de educação alimentar e nutricional. Assim, o planejamento dos cardápios, bem como o acompanhamento de sua execução, devem estar aliados para o alcance do objetivo do PNAE”, afirmou a nutricionista e Responsável Técnica(RT) do Programa Municipal de Alimentação Escolar (PMAE), Gabriela Sant’Anna, que representou Rio Bonito no encontro.

Além dessas recomendações, o PNAE, visando limitar a oferta e o consumo de alimentos processados de baixo valor nutricional, ricos em açúcar, gordura e sal estabelece um limite para aquisição de alimentos enlatados, embutidos, doces, alimentos compostos, preparações semiprontas ou prontas para o consumo, ou ainda alimentos concentrados. Proíbe, também, a aquisição de bebidas com baixo valor nutricional.

Também participaram do evento: Ana Beatriz Garcia (Supervisora de Merenda de Itaboraí), Luiza Sabino e Letícia do Amaral (Nutricionistas de Itaboraí), Gabriela Sant’Anna (Nutricionista de Rio Bonito), João Batista de Miranda (Presidente do CAE de São Gonçalo), Wilson Mariano (membro do CAE de Tanguá) e  o agricultor familiar de Itaboraí, Hernélio Vieira.

Veja também

Mulheres presas durante operação no Complexo do Alemão
às
Yoon Suk Yeol sofreu impeachment em dezembro após decretar Lei Marcial no país
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias