Jair Bittencourt comanda nova Secretaria de Desenvolvimento Regional do Interior

às
34658ce679ca429b8ed66a0ce8e01746
Foto: Carlos Magno

O interior do estado agora tem uma Secretaria para chamar de sua, a recém-criada Secretaria de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar (SEDIPAF), que será comandada pelo deputado estadual, Jair Bittencourt (PL). O parlamentar terá sob sua tutela, autarquias importantes, como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Rio de Janeiro (Emater-Rio) e a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ).

A criação da pasta foi publicada no Diário Oficial do Estado nesta quarta-feira (26), e tem como foco o desenvolvimento do interior e o fortalecimento da economia local.

A partir de agora, a expectativa é que a área da agricultura – um braço forte da economia do interior – seja melhor desenvolvida, já que Bittencourt tem experiência por ter comandado a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento em 2017.

Com Rio Bonito, a ligação do parlamentar é ainda maior. Nos últimos quatro anos ele foi um importante elo de ligação do município com o governado do estado, período em que conseguiu, dentre outras conquistas, centenas de metros cúbicos de bica corrida que ajudaram a melhorar as condições de trafegabilidade das estradas vicinais, e foi o responsável pelo envio da ‘Patrulha Mecanizada’ para a cidade.

Em entrevista concedida à Folha, Bittencourt explicou como será realizado o trabalho na SEDIPAF.

“Vamos fazer a articulação que o interior precisa, principalmente no Desenvolvimento Regional, mobilizando outras pastas e organizando esse trabalho. Especialmente na Agricultura e Pesca, vamos ter a Emater e a FIPERJ dando capilaridade ao trabalho. E realmente melhorar para os moradores, produtores rurais e empresários, que vão ter uma secretaria voltada para cuidar deles mais de perto”, disse.

Ele ainda disse que ficou satisfeito quando recebeu o convite do governador, e agradeceu ao presidente da Alerj, rodrigo Bacellar e ao presidente do PL, Altineu Côrtes, pelo olhar voltado ao interior.

“Quero agradecer pelo esforço feito para a criação de uma pasta que desse uma atenção especial a todo o interior do Estado do Rio de Janeiro e principalmente no seguimento de Desenvolvimento e Agricultura”.

Não é segredo para ninguém que desde o início do governo Cláudio Castro, o interior tem recebido um olhar mais atento.

“A secretaria será fundamental para integrar políticas públicas e fortalecer a economia do interior. Nosso objetivo é apoiar quem produz, gerando emprego, renda e desenvolvimento sustentável para as regiões mais afastadas da capital. Tenho um olhar especial para o interior, acredito que só existe um estado forte com um interior forte, e por isso trabalhamos para desenvolvê-lo”, pontua o governador Cláudio Castro.

Segundo o governo, a Secretaria terá a missão de estruturar e desenvolver a cadeia produtiva do interior, promovendo a integração entre agentes. Além disso, atuará no fortalecimento da agricultura familiar – atividade essencial para a segurança alimentar, a geração de renda e a sustentabilidade no campo.

Secretário Jair Bittencourt

Mais um ponto que conta a favor do parlamentar é o fato dele ser natural de Itaperuna, cidade localizada no interior. Além de deputado estadual desde 2014, Jair Bittencourt é advogado, e atuou em importantes comissões da Alerj. Ele presidiu a Comissão de Saúde, integrou as comissões de Tributação, Controle da Arrecadação Estadual e de Fiscalização dos Tributos Estaduais e de Agricultura, Pecuária e Políticas Rural, Agrária e Pesqueira.

Além disso, leia também:

Consórcios Públicos da Alerj mapeiam demandas em diversas regiões do Estado

Secretaria. Jair Bittencourt comanda nova Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional do Interior, Pesca e Agricultura Familiar,
Secretaria de Desenvolvimento Regional do Interior será comandada po Jair Bittencourt – Foto: Carlos Magno

Por Lívia Louzada

Siga o Jornal Folha da Terra nas redes sociais.

Veja também

O pagamento poderá ser realizado por Pix, em qualquer instituição financeira, ou por código de barras, em bancos parceiros da Fazenda estadual.
às
Os dois envolvidos na briga foram afastados por 30 dias da Câmara Municipal de Assaí, no Paraná.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias