Carnaval de Maricá recebe turistas e dezenas de atrações como Monobloco e Cordão da Bola Preta

às
anselmo 2

O MariCarnaval, promovido pela Prefeitura de Maricá através da Secretaria de Turismo, aconteceu nos quatro distritos de Maricá. Teve folia para todos os gostos, bloquinhos, shows de cantores, bandas e muito mais para divertir o público da cidade e quem escolheu a cidade para passar o feriado.

Neste ano, a festa contou ao todo com 99 shows espalhados em 20 pontos da cidade, como Centro, Araçatiba, Inoã, Jacaroá, Ponta Negra, Itaipuaçu, Jaconé, Santa Paula, São José do Imbassaí, Parque Nanci, Bambuí, Cordeirinho, Divinéia, entre outros.

No domingo (19), em Ponta Negra, o Cordão da Bola Preta transformou a orla num grande baile de carnaval como os de antigamente. Fundado em 1918 e auto-intitulado “o maior bloco de carnaval do mundo”, o grupo é o mais antigo em atividade do Rio de Janeiro e último representante remanescente dos cordões carnavalescos que existiam no Rio no início do século 20.

Na segunda-feira (20), também em Ponta Negra, uma multidão se reuniu para o show do Monobloco. Após abertura com o sambista Baby do Cavaco, a banda subiu ao palco com um repertório que ia do samba ao pop nacional. A batucada dos ritmistas do grupo levantou a plateia que pulava e cantava sem parar. O grupo, criado no ano 2000 pelos integrantes da banda carioca Pedro Luís & A Parede, começou como uma oficina de percussão, e só mais tarde virou também um bloco de Carnaval.

Ainda na segunda, a principal avenida do Centro da cidade recebeu o tradicional Bloco da Gabriela, que comemorou seus 48 anos de criação junto com os foliões na passagem pela Rua Domício da Gama.

Na terça-feira (21), os destaques ficaram por conta do primeiro distrito, onde os tradicionais blocos “Louca Paixão”, “Ratos de Praia” e “Vai, Vomita e Volta” arrastaram uma multidão em Araçatiba, Barra de Maricá e Centro.

Moradora do Rio de Janeiro, a contadora Ana Caroline Albuquerque, de 28 anos, aproveitou os dias de folia em Maricá e elogiou os blocos e a segurança na cidade. “Tudo muito organizado, vim com a minha família aproveitar um pouco do carnaval e estou adorando, tudo muito bom! A segurança também é muito boa, estão de parabéns”, contou.

E pra quem imaginou que a folia terminava por aí, se enganou, na sexta-feira (24) e no sábado (25), também teve carnaval em Maricá. Três blocos reuniram os chamados “inimigos do fim” da folia na região central de Maricá e também em Itaipuaçu, no sábado.

A folia foi acompanhada de perto pelo secretário de Turismo de Maricá, Robson Dutra. Segundo ele, o sucesso deste carnaval se deve a adoção dos novos circuitos para passagem dos blocos.

“Implantamos esses novos circuitos em Itaipuaçu, no Centro e Ponta Negra, e ocupamos também outros espaços com os bailes infantis. Além da organização do espaço para quem veio brincar, nós avaliamos que o impacto no trânsito e na mobilidade da cidade foi bem menor que nos outros anos. Era uma ideia que tínhamos há bastante tempo e conseguimos implementar com sucesso. Só estamos ouvindo elogios de moradores e turistas”, disse ele.

Segurança

E para garantir que a população tivesse segurança para curtir os dias de festa, ao todo, 205 agentes da Guarda Municipal e da Secretaria de Ordem Pública de Gabinete de Gestão Institucional atuaram diariamente nos quatro distritos. Eles tiveram o apoio de 32 viaturas percorrendo os principais pontos de folia, além de uma base móvel, equipada com quatro câmeras de monitoramento, que ficou estacionada em ponto estratégico de Ponta Negra, reforçando a segurança do local.

 

 

Por Lívia Louzada

Foto: Ancelmo Mourão

 

Veja também

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias