Uma residência do bairro Bosque Clube, em Rio Bonito, na região metropolitana do Rio, corre o risco de desabar devido a problemas na estrutura de uma das pilastras que sustenta o imóvel. A casa foi interditada pela Defesa Civil e a família que morava no local precisou ir para casa de parentes. Segundo os moradores, os problemas na estrutura surgiram após uma construção malfeita pela Prefeitura perto da casa.
A interdição foi feita no último domingo, dia 14 de abril. No laudo emitido pela Defesa Civil, os agentes constataram o “rompimento de manilhas de passagem de águas pluviais e entupimento de uma galeria, que levaram à erosão do terreno”. As bases de sustentação do imóvel foram atingidas, causando rachaduras nas paredes e apresentando risco de desabamento.
“A Prefeitura fez um péssimo serviço colocando manilhas de uma galeria jogando água dentro do nosso terreno. A alguns metros da casa passa um córrego, o responsável da Secretaria de Obras quis alegar que foi culpa do córrego, porém a água que ficou empoçada do córrego estava longe da casa, a tragédia com a casa só aconteceu por causa das manilhas mal colocadas que jogavam água no terreno”, disse a fisioterapeuta Priscilla Espíndola, de 27 anos, que vivia no imóvel com outras quatro pessoas, incluindo sua filha de apenas dois anos.
Segundo a família, a Defesa Civil acionou a Secretaria Municipal de Obras para realizar os trabalhos necessários para resolver o problema. “Vieram analisar o terreno na segunda (15), disseram que as condições não são boas para iniciar o processo de reparos necessários. Alegaram que o local representa risco e ficaram de voltar, mas até agora nada”, afirmou a fisioterapeuta.
A família deixou para trás móveis e eletrodomésticos e está na casa de parentes no bairro Boqueirão, e espera por uma solução. “A gente só quer voltar pra casa, levar a nossa vida normal novamente, não queremos perder tudo que deixamos lá, mas o mais importante é que tudo seja resolvido antes que aconteça uma tragédia”, acrescentou Priscilla.
O Informe Freelance entrou em contato com a Prefeitura de Rio Bonito e aguarda um posicionamento sobre as reclamações apresentadas na reportagem.
Fonte: Informe Freelance
Foto: Priscilla Espíndola | Arquivo pessoal