Casa de Cultura abriga exposição ‘Chiquinho das muitas sucatas’ em Itaboraí

às

A Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres, no Centro, está com a exposição ‘Chiquinho das muitas sucatas’ aberta e com visitação gratuita até o dia 1º de novembro. A mostra é organizada pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com a coordenação do professor Ricardo Gomes Lima.

A exposição conta com quase 30 peças de decoração e utilitária, que utilizam basicamente ferro e sucata, como luminárias, mesas, portas, brinquedos e esculturas, produzidas pelo artista Francisco de Assis Marques, conhecido como Chiquinho da Sucata. A mostra traz um panorama da arte desse autodidata, que partiu da experiência lúdica de produzir os próprios brinquedos na infância para encontrar a linguagem artística no reaproveitamento de resíduos.

Na noite de inauguração da exposição, nesta quinta-feira (06/10), o artista Chiquinho comentou sobre o processo de produção das peças. “Já realizei exposições em vários lugares, como museus, universidades e outros. Mas estou encantado com essa Casa de Cultura, não conhecia. Um espaço muito bom e acolhedor. Minhas peças vêm das sucatas, onde busco em oficinas, ferros-velhos, cicles e outros. Depois, elas passam por líquido convertedor de ferrugem, primer, tinta automotiva e fixador”, explicou.

Chiquinho da Sucata, de 76 anos, nasceu em Araruama e trabalha desde os 11 anos de idade em funções como mecânico, serralheiro e lanterneiro. Dos carrinhos de lata, que fazia para brincar ainda na infância, às peças artísticas e decorativas que passou a produzir como linguagem artística, muita técnica e inspiração estão envolvidas.

Segundo o professor e coordenador de Projetos Estratégicos de Cultura e Articulação Popular da UERJ, Ricardo Gomes Lima, o grande intuito da exposição é a divulgação da arte popular fluminense.

“O estado do Rio de Janeiro tem grandes artistas, como o Chiquinho, que conheço desde 1984, e que transforma sucata em arte. Essa é mais uma parceira da UERJ com a Cultura de Itaboraí. Essa Casa é maravilhosa em termos arquitetônicos, e ainda históricos, por ter sido residência de uma grande mulher, a Heloísa Alberto Torres. Além de ser um local vivo, sempre com arte e cultura acontecendo dentro dela”, disse Ricardo.

De acordo com o subsecretário de Cultura e gestor da Casa de Cultura, Alan Mota, essa é a quarta exposição em parceria com a UERJ em menos de dois anos. “São exposições extremamente significativas, pela questão da particularidade da cultura popular. É excepcional poder mostrar um pouco dos cantinhos do nosso Brasil em cada exposição que realizamos”, afirmou.

Serviço

Exposição ‘Chiquinho das muitas sucatas’
Local: Casa de Cultura Heloísa Alberto Torres
Endereço: Praça Marechal Floriano Peixoto, 303, Centro
Visitação: até 1º de novembro
Dias: segunda-feira (das 8h às 12h), terça, quarta e sexta-feira (das 8h às 19h), quinta-feira (das 8h às 17h) e sábado (17h às 21h)
Telefone: (21) 2635-4291 ou Whatsapp: (21) 98958-8727

Veja também

Ela caiu em frente ao Esporte Clube Fluminense, por volta de 16h20
às
As palestras serão destinadas para produtores rurais da região, principalmente aqueles que trabalham com agroindústria familiar
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias