Ceam de Itaboraí realiza o acolhimento de mulheres em situação de violência

às

No Dia Internacional da Mulher, é importante lembrar que a violência contra a mulher por muitas vezes vai além da agressão física, podendo ocorrer também na classificação psicológica, emocional, de gênero, patrimonial, moral sexual. Por isso, é imprescindível prestar atenção nos sinais.

Em Itaboraí, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), que funciona por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, é um equipamento que promove todo o acolhimento e identificação das demandas de mulheres em situação de violência, oferecendo atendimento psicossocial e orientação jurídica e assegurando também o fortalecimento da autoestima e autonomia das vítimas.

A coordenadora do Ceam, Naila Márcia de Freitas, relata que nos últimos anos a violência contra a mulher tem crescido e se tornado assunto público. Qualquer mulher independente de raça, idade, cor ou classe social pode estar sujeita. “O medo, a dúvida e a vergonha são alguns dos fatores para o silêncio da vítima. Mas elas não podem se calar. No Ceam, mantemos todo o sigilo e nos preocupamos em melhor atender e prestar o encaminhamento necessário, para que seja quebrado o ciclo de violência”, afirmou Naila.

O Ceam desenvolve, ainda, ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher e também articula serviços da rede de atendimento, em especial nas áreas da saúde, educação, assistência social, segurança pública e justiça. Durante o ano de 2018, foram registradas no Ceam mais de 300 mulheres atendidas. É importante destacar que as vítimas podem ligar para o número 180 e denunciar.

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) fica localizado na Travessa Agenor Castro dos Santos, nº45 – Centro, Itaboraí,  e funciona nos horário de 8h às 17h. Telefone para contato: (21) 99513-7975.

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias