Ceam de Itaboraí realiza o acolhimento de mulheres em situação de violência

às

No Dia Internacional da Mulher, é importante lembrar que a violência contra a mulher por muitas vezes vai além da agressão física, podendo ocorrer também na classificação psicológica, emocional, de gênero, patrimonial, moral sexual. Por isso, é imprescindível prestar atenção nos sinais.

Em Itaboraí, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), que funciona por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, é um equipamento que promove todo o acolhimento e identificação das demandas de mulheres em situação de violência, oferecendo atendimento psicossocial e orientação jurídica e assegurando também o fortalecimento da autoestima e autonomia das vítimas.

A coordenadora do Ceam, Naila Márcia de Freitas, relata que nos últimos anos a violência contra a mulher tem crescido e se tornado assunto público. Qualquer mulher independente de raça, idade, cor ou classe social pode estar sujeita. “O medo, a dúvida e a vergonha são alguns dos fatores para o silêncio da vítima. Mas elas não podem se calar. No Ceam, mantemos todo o sigilo e nos preocupamos em melhor atender e prestar o encaminhamento necessário, para que seja quebrado o ciclo de violência”, afirmou Naila.

O Ceam desenvolve, ainda, ações de prevenção e enfrentamento à violência contra a mulher e também articula serviços da rede de atendimento, em especial nas áreas da saúde, educação, assistência social, segurança pública e justiça. Durante o ano de 2018, foram registradas no Ceam mais de 300 mulheres atendidas. É importante destacar que as vítimas podem ligar para o número 180 e denunciar.

O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) fica localizado na Travessa Agenor Castro dos Santos, nº45 – Centro, Itaboraí,  e funciona nos horário de 8h às 17h. Telefone para contato: (21) 99513-7975.

Veja também

Cantor L7nnon é a atração principal deste domingo (19/05) da festa que acontece na Avenida Benvindo Taques Horta, na orla de Itaipuaçu
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias