Chuva deixa Niterói em estágio de atenção e causa transtornos a moradores

às

A manhã desta quarta-feira é caótica para quem mora ou passa por Niterói, na Região Metropolitana no Rio. A cidade está em estágio de atenção. Ruas de diversos bairros foram tomadas por grandes bolsões d’água, que em muitos casos impediram a passagem de carros de passeio. Em seu perfil no Twitter, a Prefeitura publicou um alerta, por volta das 7h, avisando que “novos núcleos de chuva de intensidade moderada a forte se aproximam da cidade” e que “permanece a previsão de pancadas de chuva na cidade nas próximas horas”.

Até as 9h55, nenhuma sirene precisou ser acionada. Também não houve registros de feridos ou de ocorrências de deslizamentos no município. As localidades do Coronel Leôncio, no Fonseca, Travessa Beltrão, no Viradouro, e o Morro do Bumba, no Cubango, registraram os maiores acumulados pluviométricos nas últimas 24 horas. Na manhã desta quarta, o maior registro foi de 5,8mm, no Morro do Estado, no Centro. Há previsão de ressaca a partir das 10h de quarta-feira até 10h de quinta-feira.

A Defesa Civil esclarece que em caso de estágio de atenção, alerta ou alerta máximo, a população evite transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamentos. Moradores de áreas de risco devem ficar atentos e irem para locais seguros caso haja indícios de ameaças de deslizamentos até a chuva passar. Em casos de ventos fortes e chuvas com descargas elétricas, árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou áreas descampadas devem ser evitados.

Quem quiser ter informações em tempo real sobre a previsão do tempo, pode recorrer ao aplicativo Alerta DCNIT, ao SMS (40199), a grupos no WhatsApp e ao perfil da prefeitura no Twitter (https://twitter.com/NiteroiPref).

Bolsões d’água

O início da manhã desta quarta-feira foi tumultuado para quem precisou transitar por Niterói. Uma das vias afetadas foi a Avenida Roberto Silveira, em Icaraí, um dos principais acessos à Ponte Rio-Niterói: trechos da pista ficaram submersos. Houve bolsões, ainda, em vias secundárias do bairro, como as ruas Presidente Backer, Lopes Trovão e Pereira da Silva. Ainda em Icaraí, o canal da Avenida Ary Parreiras transbordou.

Na Praia de Charitas, naquele bairro, que também teve imensos bolsões, houve interdições. Foi aberta uma reversível para escoar o trânsito no sentido Centro. Na Rua São Pedro, no Centro, uma árvore caiu na altura do número 151. No Barreto, uma imensa poça se formou na esquina das ruas General Castrioto e Coronel Guimarães.

Por causa dessa previsão de chuva forte, as aulas na rede municipal de ensino de Niterói foram suspensas por precaução.

Alagamentos também em São Gonçalo

São Gonçalo, município vizinho de Niterói, também na Região Metropolitana, também sofre com a chuva na manhã desta quarta-feira. Ruas do Centro da cidade ficaram alagadas. A mesma situação se repetiu nos bairros Colubandê e Itaúna.

O Rio Imboaçu, que corta diversos bairros de São Gonçalo, transbordou. Isso provocou alagamentos em várias ruas. No Rua Imboaçu, no bairro Boaçu, o trecho em frente à Escola municipal Valéria de Mattos Fontos ficou tomado pela água. Estudantes tiveram que passar pelo local com água na altura da canela.

Foto: Márcio Alves / Agência O Globo

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias