O maior ovo decorado de Páscoa do mundo voltou a pertencer à cidade catarinense de Pomerode, no sul do Brasil. Uma nova marca recordista da estrutura foi reconhecida pelo Guinness World Records em 18 de fevereiro.
O ovo com 16,72 metros de altura e 10,88 metros de diâmetro é maior do que três girafas em cima da outra. O objeto faz parte da 15ª edição do festival anual Osterfest, que celebra tradições pascoais dos imigrantes alemães em Pomerode.
A Associação Visite Pomerode, que apresentou o objeto, já detinha este mesmo recorde para outro ovo que fez em 2019. Contudo, havia perdido a conquista em 2022 para a Port Aventura Entertainment, que exibiu um ovo de Páscoa gigante no parque de diversões PortAventura World, na Espanha, com 15,98 metros de altura e 10,65 metros de diâmetro.
Agora, o recorde volta a ser dos brasileiros de Pomerode. Não só o tamanho do novo ovo é especial, como suas cores, inspiradas na arte folclórica cassubiana, nativa da região histórica da Pomerânia.
O desenho do enorme enfeite foi feito por Joana Wachholz, uma artista local, e foi necessária toda uma equipe para montar o ovo, construído com estrutura de ferro no interior e painéis de fibra de vidro no exterior.
O Osterfest, uma das maiores comemorações da Páscoa na América Latina, começou em 6 de fevereiro e acaba neste domingo (9). Sarah Casson, adjudicadora oficial do Guinness World Records, estava no local do festival para confirmar o recorde.
Casson teve que usar um guindaste junto de um engenheiro civil para alcançar a estrutura oval decorada podendo medi-la de modo preciso.
A cidade de Pomerode é conhecida por ser “a mais alemã do Brasil”. A maioria dos habitantes do município são descendentes de imigrantes da Alemanha e falam alemão além de português, segundo comunicado do Guinness.
“É uma grande alegria ver Pomerode novamente no Guinness World Records, recuperando o título de maior ovo decorado, e dando visibilidade ao nosso festival de Páscoa, o Osterfest”, afirma Manfredo Goede, Presidente da Associação Visite Pomerode. “Foi uma tarefa enorme construir e decorar este ovo, com muitas pessoas envolvidas, mas com certeza valeu a pena!”.
Crédito: revistagalileu.globo.com