Tanguá está entre os três municípios da Região Metropolitana que tem 100% de cobertura da atenção básica, diz prefeito

às
image00044
Foto: Lívia Louzada

No último dia 17, o prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros publicou um vídeo em suas redes sociais, em que fala dos avanços do setor da saúde na cidade. Entre os números apresentados por ele, o prefeito revela que o estado do Rio de Janeiro tem 23 cidades pertencentes a Região Metropolitana, desses, apenas três tem 100% de cobertura da atenção básica de saúde, e um deles é Tanguá.

Além disso, leia mais notícias de Tanguá.

O prefeito diz que para isso acontecer, foram criadas novas equipes de trabalho, ampliaram a atuação dos agentes comunitários de saúde e reformaram vários postos de saúde, como na Posse dos Coutinhos, Pinhão 1, Bandeirantes 1 e 2 e Centro 1 e 2. E o governo também inaugurou o posto de Vila Cortes 2.
Mas de acordo com Medeiros, “Tudo isso não faria sentido se não tivéssemos resolvido um problema histórico, que era a ausência dos médicos nos postos de saúde”.

Cobertura da atenção básica em Tanguá. O prefeito Rodrigo Medeiros publicou um vídeo falando dos avanços da saúde em Tanguá.
Cobertura da atenção básica em Tanguá – Foto: Lívia Louzada

Segundo o secretário de Saúde de Tanguá, Rodrigo Lopes, agora os médicos estão disponíveis à população nos postos, de segunda a quinta-feira tanto na parte da manhã, quanto da tarde.

Outros números também são citados sobre exames que agora os tanguaenses podem realizar na cidade mesmo, sem a necessidade do deslocamento para outros municípios. Na Casa Rosa, implantada pela atual gestão, onde se concentram os cuidados da mulher, segundo o prefeito, mais de 20 mil atendimentos já foram feitos desde que foi inaugurada, no bairro do Pinhão. Lá são oferecidos mais de 30 tipos de exames e também assistência pós-parto, como o teste do pezinho, por exemplo. O prefeito lembra que antes, para uma mulher fazer uma mamografia, precisava ir a outra cidade.

Esse deslocamento para a realização de exames, normalmente é feito através dos veículos da Secretaria de Saúde. No vídeo, o prefeito também fala sobre eles e diz que a Prefeitura adquiriu novos carros para realizar melhor a prestação de serviço, além do aumento do número de ambulâncias municipais também. Segundo Rodrigo Lopes, mais nove veículos e duas ambulâncias foram adquiridas.

Outros dados citados pelo prefeito são os números do Centro de Oftalmologia. De acordo com Medeiros, mais de 15 tipos de exames são feitos no local com equipamentos avançados, o que proporcionou o aumento dos atendimentos semanais, de 20 para 80 pessoas, e os mensais de 80 para 320 pacientes.
O secretário Rodrigo se diz orgulhoso do trabalho desenvolvido e agradece ao prefeito.

“Estou orgulhoso como secretário de Saúde, de proporcionar esse avanço na qualidade de vida da população. Com novos serviços, garantimos autonomia e celeridade nos cuidados. Estamos realizando 99% dos exames oftalmológicos, todos nunca antes realizados, em nosso município. Agradeço ao prefeito Rodrigo Medeiros por confiar no trabalho da Secretaria de Saúde. Essa é uma visão do prefeito, que a gente proporcione uma gama significativa de exames para a população”.

Na área da fisioterapia os números revelados pelo prefeito também impressionam. No Centro de Reabilitação Municipal Pastor Waldir da Silva Queres, localizado no Centro da cidade, os atendimentos semanais aumentaram de 20 para 400, e os mensais de 80 para 1600 pessoas. O Centro de Reabilitação também foi inaugurado na atual gestão administrativa.

O Serviço de Atenção Domiciliar (SAD) também foi um serviço implantado nos últimos anos, mais precisamente há dois anos, e desde então, segundo o prefeito Rodrigo Medeiros, mais de três mil pacientes já foram atendidos. “O SAD é fruto de um sonho que tive de poder colocar a oferta de serviço médico com enfermeiro, técnico de enfermagem, fonoaudióloga, assistente social, fisioterapeuta, podendo ir nas casas das pessoas, principalmente daqueles pacientes com baixa mobilidade”, disso o prefeito.

O secretário Rodrigo Lopes explica como funciona o SAD e diz que a Secretaria de Saúde atende pacientes em todos os bairros da cidade. “O SAD hoje está inserido em todos os bairros com o objetivo de tratar aqueles pacientes que precisam de cuidados domiciliares, o paciente desospitalizado, que saiu de uma internação hospitalar e foi para sua casa. Aí a gente chega com a nossa equipe e acompanha até que esse paciente tenha alta médica”, disse Lopes.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Por Lívia Louzada

Veja também

Dois homens foram presos em flagrante na madrugada desta segunda-feira (17) por porte ilegal de armas, munições
às
Uma pré-candidata a vereadora de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, e seu filho foram assassinados na noite deste sábado
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias