Os celulares Android e o iPhone têm recursos de contatos de emergências, que permitem deixar alguns números salvos para serem acionados mesmo quando a tela do aparelho está bloqueada.
As funcionalidades podem ser úteis se você tiver perdido o celular ou, por algum motivo, não puder mexer nele. Com isso, caso outra pessoa tenha acesso ao aparelho, ela poderá ligar para os contatos que você salvou para avisar sobre a situação.
Além de salvar os números das suas pessoas de confiança, os recursos também permitem armazenar seus dados médicos – alergias ou medicamentos, por exemplo. Veja abaixo como salvar contatos de emergência no celular.
Android
Como o sistema do Google permite modificações, é possível que o caminho mude em celulares de marcas diferentes.
Mas, se o recurso estiver disponível na sua versão, o caminho costuma ser parecido com este, feito em um modelo da Samsung:
- Abra a tela de “Configurações”;
- Clique em “Segurança e emergência”;
- Escolha a opção “Contato de emergência”;
- Clique em editar (o ícone do lápis) – no primeiro acesso, é preciso dar permissão para o sistema acessar sua lista de contatos;
- Selecione “Adicionar membro”;
- Escolha um ou mais contatos de sua preferência e clique em “OK”.
Em “Segurança e emergência”, é possível selecionar o item “Informações médicas” e salvar detalhes sobre sua saúde, incluindo alergias, medicamentos atuais, tipo sanguíneo e outros comentários.
iPhone (iOS)
- Abra o aplicativo “Saúde”;
- Selecione em sua foto de perfil;
- Toque em “Ficha Médica” – no primeiro acesso, ainda é preciso selecionar “Começar”;
- Toque em “Adicionar contato para emergência”;
- Escolha um ou mais contatos e clique em “OK”.
No iPhone, os dados médicos podem ser salvos ao abrir o aplicativo “Saúde” e clicar em “Detalhes de Saúde”, onde é possível informar detalhes como tipo sanguíneo, peso e altura.
O celular da Apple também aciona contatos de confiança após uma ligação para a emergência. Nesse caso, o celular alerta as pessoas de sua confiança com uma mensagem de texto que informa a sua localização atualizada, a menos que você decida cancelar o aviso.
Crédito: g1