Conleste e TRE dialogam sobre cadastramento biométrico da região

às

Na última quinta-feira (05/09), o Conleste compareceu ao Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RJ para uma reunião com o Presidente do TRE/RJ, Dr. Carlos Santos de Oliveira, sobre cadastramento biométrico. O intuito do encontro foi solicitar o apoio das Prefeituras quanto à divulgação da necessidade de comparecimento dos eleitores aos cartórios eleitorais para o cadastro de suas digitais para a próxima eleição.

O convite aos Prefeitos do Conleste foi feito pela Desembargadora Eleitoral Glória Heloiza Lima, na última Assembleia Geral Extraordinária realizada na sede do Conleste, no dia 23 de agosto. Segundo ela, o TRE precisa do apoio das Prefeituras Municipais quanto a questão da biometria devido ao fato de que até 2022 todos os eleitores deverão possuir o novo cadastro.

De acordo com as estatísticas do TRE, o Brasil possui 146.805.548 eleitores aptos a votar e, desse número, 40,50% ainda não possuem o cadastro biométrico, ou seja, 59.463.032 eleitores. Na ocasião, o Presidente do TRE revelou que o Estado do Rio de Janeiro está entre os lugares com índice mais alto de eleitores ainda não cadastrados, aproximadamente, 53% da população apta a votar.

No encontro de ontem, sete Municípios do Conleste estavam presentes. Vale ressaltar a presença dos Prefeitos de Itaboraí, Sadinoel Souza; Paulo Dames, de Casimiro de Abreu; Renato Bravo, de Nova Friburgo; José Luiz Alvez, de Rio Bonito; e Valber Luiz, de Tanguá.

Além desses, a cidade de Maricá foi representada pela Secretária Municipal de Administração, Maria José Andrade, pelo Secretário Municipal de Assistência Social, Jorge Castor e pelo Subprocurador Geral, Marcelo Lameira Ribeiro; e a cidade Teresópolis pelo Secretário Municipal de Governo, Henrique Carregal, pelo Procurador Geral, Gabriel Palatnic e pelo Subsecretário Municipal de Segurança, Felipe Rebello.

À vista da presença dos representantes municipais, a equipe do TRE ressaltou que faltam apenas 20 meses para o fechamento do prazo da biometria e, apresentou aos presentes, as estatísticas eleitorais dividindo os eleitores com biometria e os sem biometria. Assim como o próprio Estado do Rio, a maioria dos Municípios do Conleste possui mais da metade dos eleitores sem biometria.

Durante a apresentação das estatísticas, os representantes municipais analisaram os dados e perceberam que os bairros e distritos, dentro de seus Municípios, com maior índice de cadastro biométrico não realizado estavam localizados nas zonas rurais e interioranas. Com isso, foi firmado o compromisso do Conleste em elaborar um Plano de Comunicação que vise engajar o eleitorado local, fortalecendo a democracia, assim como os direitos da população.

Para o Diretor Geral do Conleste, João Leal, o Plano de Comunicação tem extrema importância para gerar resultados em prol da população. Isso porque, sem o cadastro biométrico até 2022, ocorrerá o cancelamento do título. Com isso, o cidadão poderá perder benefícios cedidos pelo Governo ou outras instituições, por exemplo, o requerimento ou recadastramento do Bolsa Família, o acesso a concursos públicos, a emissão de Carteira de Trabalho ou Passaporte, empréstimos em bancos, entre outros.

Todavia, ficou clara a expectativa de melhorar os dados estatísticos através da parceria entre o Conleste e o TRE. Conforme afirmado pelo Presidente do Conleste e Prefeito de Itaboraí, Sadinoel Souza, o relacionamento com instituições como o Tribunal Regional Eleitoral – TRE/RJ, o Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro – TJRJ e o Tribunal de Contas do Estado do Rio – TCE/RJ tem acontecido de forma republicana e com maior diálogo, via Conleste. “Isso passa a dar maior credibilidade a todos os projetos desenvolvidos, por exemplo, a República de Transição do Conleste que será construída em Itaboraí, em uma parceria entre o Consórcio e o TJRJ”, afirmou Sadinoel Souza.

Ao final do encontro, a Desembargadora Eleitoral Gloria Heloiza, propôs que o incentivo ao cadastramento biométrico das zonas rurais venha por meio das iniciativas da Escola Judiciária Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral (EJE/TSE), da qual ela possui o cargo de Diretora. Dentre as iniciativas realizadas pela instituição, destacamos o Projeto Eleitor do Futuro – sobre a conscientização da cidadania, voltado para os alunos do Ensino Médio; e o Projeto TRE vai à Escola, que também possui o intuito de promover o exercício livre e consciente da cidadania, por meio de palestras realizadas por juízes em escolas públicas e privadas.

Os próximos passos para a campanha de incentivo ao cadastramento biométrico junto aos Municípios do Conleste dependem de decisões do próprio TRE. Para saber mais sobre o andamento desta ação, acompanhe o nosso site e as nossas redes sociais.

Veja também

Foco da força-tarefa é a prevenção para receber o público estimado em 1,5 milhão pessoas no evento, que acontece no dia 4 de maio
às
Você conhece as regras para um passeio seguro com cães? Uma campanha educativa lançada pela prefeitura
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias