Conscientização para reforçar luta contra a Tuberculose no município

às

A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio do Programa de Controle da Tuberculose, realizou uma palestra de conscientização contra a doença, na manhã desta quarta-feira (10/08), na Unidade de Saúde da Família em Santo Expedito. A ação foi promovida em alusão ao Dia Estadual de Luta Contra a Tuberculose, celebrado no último dia 6.

O evento, com o tema “Todos Juntos pelo Fim da Tuberculose”, contou com atividades educativas de mobilização social, afim de difundir conhecimentos sobre os cuidados, sinais e prevenção à doença. De acordo com a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, Maria José Fernandes, é importante ressaltar que a doença tem cura.

“O objetivo é orientar a população sobre a tuberculose, que tem tratamento e cura. Intensificamos as ações para conscientizar a população. É importante que quem apresentar tosse por três semanas procure uma unidade de saúde”, disse.

A tuberculose é uma doença transmissível causada por bactérias que atingem principalmente os pulmões, podendo atacar também outras partes do corpo, como por exemplo ossos, pele e rins. Quando sintomática, é caracterizada por tosse com ou sem catarro há mais de três semanas, perda de peso, sudorese noturna, perda de apetite, febre baixa no final do dia.

Após o diagnóstico, o tratamento é feito por meio de remédios indicados por um médico. A enfermidade pode ser transmitida por tosse, fala e espirro. Em Itaboraí, pessoas com sintomas ou diagnosticadas com a doença podem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência, de segunda a sexta-feira.

O diagnóstico e o tratamento são oferecidos no centro de referência, que fica ao lado da Unidade Básica de Saúde Milton Rodrigues, no Centro.

Veja também

Agência explicou que o período chuvoso começou bem, o que favorece as hidrelétricas, cuja energia é mais barata.
às
Assessoria do artista informou que ele teve um quadro de colecistite aguda. Sambista passa por exames no Hospital São Lucas Copacabana.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias