Conselho Comunitário de Segurança de Tanguá é reativado depois de oito anos

às
foto destaque site
Foto: Secom Tanguá

Depois de oito anos o Conselho Comunitário de Segurança (CCS) de Tanguá foi reativado na última segunda-feira (17). A cerimônia aconteceu no Centro de Referência da Juventude de Tanguá, com a presença de representantes do Instituto de Segurança (ISP) do Estado, da Polícia Civil, Polícia Militar e governo municipal. O ponto alto do encontro foi a posse dos membros do Conselho que iniciarão as reuniões já no próximo mês.

Além disso, leia também outras notícias sobre Tanguá.

De acordo com dados oficiais, o CCS de Tanguá teve início em 2008, mas parou suas atividades em 2016.

Segundo o ISP, os Conselhos Comunitários de Segurança são “canais de comunicação entre a sociedade civil e as Secretarias de Estado de Polícia Civil e de Polícia Militar, atuando como colaboradores voluntários, não remunerados e compromissados com a redução da violência, da criminalidade e com a paz social”.

As reuniões acontecem mensalmente com a participação de qualquer membro da sociedade, que não precisa de convite para estar presente, e representantes das Polícias locais.

Na ocasião da reativação, foram empossados o presidente do CCS, Izaias de Oliveira Santana; o vice, Ruanh Jason dos Santos Meneses; 1º secretário, Mário Joaquim Avelino de Almeida; 2º secretário, Marco Aurélio Rocha Soares e diretor social e de assuntos comunitários, Cristiano Xavier Afonso. Todos têm o mandato de dois anos na função, e posteriormente haverá uma eleição para os cargos.

Desde retornou a 70ª Delegacia de Polícia de Tanguá, o delegado Roberto Nunes fala da importância do Conselho Comunitário de Segurança como um importante instrumento para o combate a criminalidade, já que muitas das vezes, os delitos não chegam até o conhecimento das autoridades. Durante sua fala na solenidade, o delegado destacou o papel do CCS para a construção de um futuro melhor para Tanguá.

“O futuro melhor só pode vir se cada um fizer a sua parte. O Conselho Comunitário de Segurança busca integrar a participação de qualquer membro da comunidade, desde a pessoa física até as associações, instituições e políticos. Que nós possamos todos juntos participarmos com os órgãos de segurança, na busca desse futuro melhor”, disse o delegado.

O prefeito Rodrigo Medeiros, também presente na ocasião, falou sobre a queda da criminalidade em Tanguá.  

“A retomada do Conselho Comunitário de Segurança simboliza a união de todas as esferas de governo na área de segurança pública, já que antes, era dominada pela criminalidade”, disse o prefeito.

Conselho Comunitário de Segurança de Tanguá. A organização foi reativada depois de oito anos de paralização. Foi dado posse aos novos membros
Conselho Comunitário de Segurança de Tanguá – Foto: Secom Tanguá

Também estiveram presentes na reativação o subcoordenador dos Conselhos Comunitários de Segurança do ISP, major Rodrigo Veillard; o subcomandante do 35º Batalhão de Polícia Militar, major Toledo; o comandante da 2ª Cia da Polícia Militar de Tanguá, tenente Victor Vieira; o secretário municipal de Segurança, major Fabiano Costa e o presidente da Câmara de Vereadores de Tanguá, Serginho do Pinhão.

Assim que ler a matéria, deixe seu comentário e nos siga nas redes sociais.

Por Lívia Louzada

Veja também

Mais de 1,8 milhão de empresas do Simples Nacional foram notificadas pela Receita Federal para regularizar suas dívidas
às
previsão de pancadas de chuvas isoladas. Nesta quarta-feira (23), os cariocas puderam aproveitar a manhã de calor na Praia do Flamengo
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments

Últimas Notícias