Com o objetivo de conscientizar motoristas durante a Semana Santa, o DER-RJ lança a campanha educativa “Páscoa é vida: por um trânsito mais seguro”. A ideia é alertar os condutores para a importância de medidas simples que podem evitar acidentes graves, como o uso do cinto de segurança e o respeito à sinalização. Em parceria com as concessionárias Rota 116 e CCR Lagos, mensagens sobre cuidados no trânsito serão veiculadas até o final do feriado.
Frases como “Se Liga no Farol”, “Se beber, não dirija” e “Respeite os limites de velocidade” foram escolhidas para os painéis de mensagens variáveis das duas rodovias e do departamento.
Um estudo publicado pelo governo federal, na Semana Nacional do Trânsito, em 2018, mostrou que mais de 50% dos acidentes nas estradas federais são causados por falhas humanas. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 1,25 milhão de pessoas morrem por ano no trânsito em todo o planeta. E 93% das mortes acontecem em países em desenvolvimento, como o Brasil. Um dos principais desafios, portanto, é convencer os motoristas a fazerem a sua parte para tornar o tráfego mais seguro e humanizado.
Ações com radares
No feriado de Páscoa, também serão realizadas ações de fiscalização nos pontos de maior fluxo da RJ-124. Cerca de dez agentes, munidos de radares portáteis, vão monitorar a velocidade na via. Eles atuarão a partir desta quarta-feira (17/04) até o dia 24/04 (quinta-feira). Os radares, além de ajudar a reduzir acidentes, são implantados em locais com mais risco de colisões, como na entrada dos municípios e localidades com maior densidade populacional.
Confira algumas dicas do DER-RJ para uma direção segura:
– Lembre-se de fazer a revisão no seu veículo: estepe, sistema de freios, faróis, óleo, água no radiador e limpadores em dia;
– Respeite os limites de velocidade e sinalização;
– Faça paradas para descansar se sua viagem for longa;
– Se beber, não dirija. A combinação álcool e direção é fatal;
– Não use celular ao dirigir;
– Mantenha faróis ligados de dia e à noite nas rodovias.