A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Trabalho, está preparando com a colaboração de várias outras pastas, uma comemoração especial este ano para o Dia do Trabalhador. Além da já tradicional atividade na Praça Orlando de Barros Pimentel, no Centro, no dia 1º de maio (quarta-feira), das 9h às 22h, com serviços como agendamentos de carteiras de trabalho e inscrições para vaga e cursos de qualificação profissional, os moradores de Itaipuaçu também poderão participar dessa atividade dia 03/04 (sexta-feira), na Praça do Ferreirinha, onde a secretaria estará com os mesmos serviços, das 16h às 23h.
Este ano o artista convidado para o palco principal é o sambista Diogo Nogueira, que promete animar a festa a partir das 20h na Praça Orlando de Barros Pimentel. O cantor é conhecido pelas músicas ‘Pé na areia’, ‘Fé em Deus’, ‘Nó na madeira’, entre outras. Na Praça do Ferreirinha, a atração musical fica por conta das ‘Pratas da Casa’ Bruna e Marcella, às 17h, e do projeto Sala Cult, às 19h. A Banda TáTudoEmCasa fecha o Dia do Trabalhador, em Itaipuaçu, a partir das 20h30. “Nossas ações vão contemplar diversos bairros e a intenção é expandir cada vez mais no município”, adiantou o secretário de Trabalho, Frank Costa.
Na Praça Orlando de Barros Pimentel estão programadas atrações para crianças enquanto os pais aproveitam os serviços e atividades oferecidos pelas secretarias de Saúde, Assistência Social, Agricultura, Pecuária e Pesca, Economia Solidária, Direitos Humanos, Cidade Sustentável, Turismo, Desenvolvimento Econômico e Cultura. O Serviço Social do Comércio (SESC) vai montar brinquedos infláveis para a criançada e o Instituto Embelleze, que em 2018 ofereceu cursos gratuitos através do Programa de Qualificação Profissional vai levar serviços de cabeleireiro, design de sobrancelhas, barbeiro e maquiagem.
Na programação das pastas, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico fará divulgação de oportunidades de emprego e cadastrará currículos. A pasta de Saúde estará com o programa Hiperdia, que realiza o acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus e também terá uma equipe de imunização.
A Agricultura, Pecuária e Pesca promete levar produtos agroecológicos e distribuir carne de jaca, uma alternativa alimentar que pode ser utilizada em substituição da carne branca por ter um sabor que se adapta a todos os pratos. Já a Assistência Social estará com assistência jurídica e com o CRAS, enquanto a Cidade Sustentável vai distribuir mudas da mata atlântica com o Projeto Maricá + Verde. Já a Secretaria de Economia Solidária fará atendimento aos usuários do Banco Mumbuca fornecendo informações sobre cadastramento, entre outros temas.
Fomentando o artesanato e a economia local, a Feirarte participa da festa com peças exclusivas e feitas à mão. Animando as crianças, personagens vivos estarão na festa, além do mágico Dragon e o palhaço Zé Farinha.