A empresa telefônica América Móvil anunciou nesta segunda-feira (18) que adquiriu a Nextel Brasil pelo valor de R$ 3,47 bilhões. O acordo foi feito com a A NII Holdings e a AI Brazil Holdings, que detinham respectivamente 70% e 30% das ações da companhia.
“O anúncio dessa transação marca o ápice de um processo plurianual na busca de um caminho estratégico para a Nextel Brasil, e nos dá a melhor oportunidade para monetizar os ativos operacionais remanescentes da NII”, declarou o diretor financeiro da NII, Dan Freiman.
O grupo mexicano já tinha uma grande participação no mercado nacional já que controla a Claro, uma das maiores operadoras do país. O negócio frustra as intenções dos italianos da Telecom que desde o ano passado pretendiam anexar a Nextel Brasil a Tim Brasil.
De acordo com o presidente da América Móvil no Brasil, José Felix em entrevista a revista Valor, as negociações avançaram durante a madrugada desta segunda, mas a negociação já durava cerca de três meses. A transação foi aprovada por unanimidade pelo conselho de administração da empresa.
No entanto, para que o negócio seja de fato sacramentado, ele deverá ser aprovado pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A Nextel é atualmente a 5ª maior operadora telefônica do Brasil. A empresa tem cerca de 3,3 milhões de linhas móveis ativas. Um número de linhas que correspondem a pouco mais de 1% do mercado brasileiro de telefonia celular. A Claro é a 2ª maior operadora do País. Ela controla 24,6% do mercado, atrás da líder Telefônica Vivo (31,9%).