Encontro de Folias de Reis em Tanguá reforça tradição e resistência de referências culturais

às
5

O município de Tanguá recebeu, neste fim de semana, o VI Encontro Regional de Folias de Reis. A iniciativa ocorreu no centro da cidade, reunindo diversas pessoas que prestigiaram o evento.

A ação cultural foi possível a partir do projeto “Bandeira dos Três Reis do Oriente Guiada por São Jorge”, inscrita e contemplada pelo edital Folias de Reis RJ, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC), visando uma apresentação pública como contrapartida da folia de Tanguá. Na ocasião, participaram folias de reis de Tanguá, Itaboraí e, também, Duque de Caxias e São Fidélis, através de uma Chamada Pública, algo inédito na gestão da cultura do município.

Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Reginaldo Garcia, esse tipo de evento é uma forma de dar continuidade a essa importante manifestação que passa de geração em geração.

“A Folia de Reis é um patrimônio imaterial e uma forma de tradição da cultura popular extremamente representativa, que muitas vezes também ajuda a contar parte da história de Tanguá. Ao permitir que diferentes gerações e pessoas participem de um evento como esse, estamos contribuindo para sua manutenção”, disse Reginaldo Garcia.

A Folia de Reis está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola. De caráter cultural e religioso, celebra a visita dos três reis magos ao menino Jesus. Entoando músicas e cantos tradicionais da cultura popular brasileira, as Folias reúnem vários participantes numa rica manifestação cultural.

Veja também

Quem for escalado para trabalhar na data tem alguns direitos assegurados, como pagamento em dobro ou folga compensatória.
às
Ele foi contido e imobilizado por moradores que presenciaram o ocorrido.
às
O roteiro incluiu personagens que marcaram a história do edifício.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias