Encontro de Folias de Reis em Tanguá reforça tradição e resistência de referências culturais

às
5

O município de Tanguá recebeu, neste fim de semana, o VI Encontro Regional de Folias de Reis. A iniciativa ocorreu no centro da cidade, reunindo diversas pessoas que prestigiaram o evento.

A ação cultural foi possível a partir do projeto “Bandeira dos Três Reis do Oriente Guiada por São Jorge”, inscrita e contemplada pelo edital Folias de Reis RJ, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa (SECEC), visando uma apresentação pública como contrapartida da folia de Tanguá. Na ocasião, participaram folias de reis de Tanguá, Itaboraí e, também, Duque de Caxias e São Fidélis, através de uma Chamada Pública, algo inédito na gestão da cultura do município.

Segundo o secretário municipal de Cultura e Turismo, Reginaldo Garcia, esse tipo de evento é uma forma de dar continuidade a essa importante manifestação que passa de geração em geração.

“A Folia de Reis é um patrimônio imaterial e uma forma de tradição da cultura popular extremamente representativa, que muitas vezes também ajuda a contar parte da história de Tanguá. Ao permitir que diferentes gerações e pessoas participem de um evento como esse, estamos contribuindo para sua manutenção”, disse Reginaldo Garcia.

A Folia de Reis está associada a uma tradição cristã de origem portuguesa e espanhola. De caráter cultural e religioso, celebra a visita dos três reis magos ao menino Jesus. Entoando músicas e cantos tradicionais da cultura popular brasileira, as Folias reúnem vários participantes numa rica manifestação cultural.

Veja também

As festividades promovidas pela Prefeitura de Niterói incluem apresentações artísticas de nível local e nacional.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias