Fundação Estatal de Saúde de Maricá inicia capacitação de agentes comunitários de saúde

às

A Prefeitura de Maricá, por meio da Fundação Estatal de Saúde de Maricá (Femar), iniciou na terça-feira (18/10) mais uma etapa do Qualifica Femar, com a capacitação de 20 agentes comunitários de saúde que atuam nos quatro distritos da cidade. O ciclo de formação tem como objetivo otimizar o acolhimento à população na Atenção Primária, por meio da atualização desses profissionais, trazendo novos conhecimentos sobre a área e ampliando o entendimento sobre o papel de cada um para identificar com efetividade as demandas dos usuários. Em um segundo momento, médicos e enfermeiros da Estratégia de Saúde da Família também participarão da formação.

O curso conta com quatro aulas, oferecidas quinzenalmente, abordando os seguintes temas: bases do Sistema Único de Saúde (SUS); comunicação não violenta; linhas de cuidado aos cadastrados; além de um encontro prático, onde os participantes farão uma apresentação articulando as vivências profissionais e os aprendizados obtidos durante a formação. Em outra frente, os agentes comunitários de saúde irão preencher um questionário, contribuindo para identificar as nuances e experiências pessoais em relação ao trabalho diário. Posteriormente, serão produzidos artigos científicos relacionados às capacitações oferecidas, uma forma de unir pesquisa e desenvolvimento profissional.

O diretor-geral da Femar, Marcelo Rosa, esteve presente na aula inicial e garantiu que a formação faz a diferença no dia a dia dos profissionais, contribuindo, principalmente, para perceber fragilidades que existam e saná-las, qualificando ainda mais o acolhimento à população.

“A capacitação é um momento extremamente importante e surge após um trabalho minucioso de pesquisa e levantamento de demandas. Os agentes comunitários de saúde atuam na ponta da Atenção Primária e fazem a interlocução da política básica de acolhimento às famílias, identificando pontos em que precisamos melhorar, sendo essenciais. Por isso, tenho certeza de que a formação trará novos conhecimentos e os deixarão mais preparados para o cotidiano profissional, o que refletirá na qualidade dos serviços oferecidos”, destacou.

Claudia Rodrigues, diretora de Ensino, Produção do Conhecimento e Tecnologias da Femar, lembrou o papel fundamental da Atenção Primária à Saúde para atender com efetividade os moradores, ambiente onde os agentes comunitários são a porta de entrada, estando sempre em contato direto com os moradores.

“Sempre trabalhei na ponta e vejo que, após momentos difíceis da pandemia, precisamos melhorar o acolhimento aos usuários, o que é representado por essa capacitação oferecida aos agentes comunitários de saúde. Eles são primordiais para o funcionamento dos serviços, pois vão até às casas, realizam o cadastramento da população, identificam as principais demandas e levam até os médicos. Com a formação, podemos oferecer o melhor atendimento, através de profissionais cada vez mais qualificados e que entendem a importância de um bom acompanhamento para o direcionamento correto dos usuários”, acrescentou.

Participantes ressaltam a importância da etapa formativa

Os 20 agentes comunitários de saúde estiveram na primeira aula do curso, se mostrando interessados pelo conteúdo, pontuando os benefícios para os fluxos de trabalho e por propiciar o fortalecimento da atenção aos usuários. Ana Paula Soares, que atua na Unidade de Saúde da Família (USF) Carlos Marighella, foi uma delas e afirmou que os novos conhecimentos serão fundamentais no território onde trabalha.

“É muito importante participar dessa formação, trazendo aprendizados que serão essenciais para o nosso cotidiano. Com isso, melhoramos como profissionais e atendemos ainda melhor os usuários, entendendo o que cada um precisa, além de solucionar com mais efetividade as demandas que chegam até nós”, concluiu.

Veja também

Empresa italiana prevê que preço pode cair a partir da Páscoa para os brasileiros.
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias