O governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, esteve em vários municípios do estado hoje, terça-feira (24), como Rio Bonito, Maricá, Saquarema e São Gonçalo, para entregar os cheques da concessão dos serviços da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (CEDAE). Em Rio Bonito, ele esteve na parte da tarde, onde passou para as mãos do prefeito Leandro Peixe, dois cheques, um de R$56.771.277,89 referente ao leilão da CEDAE, e o outro de R$14.400.00,00, do Programa de Apoio aos Hospitais Integrantes do Sistema Único de Saúde (SUS) da Região Metropolitana, destinado ao Hospital Regional Darcy Vargas. A solenidade aconteceu na Praça Fonseca Portela, no Centro da cidade, onde esteve também o deputado federal Altineu Côrtes (PL) e vereadores da cidade.
O prefeito Leandro Peixe agradeceu o apoio do governador e de deputados que destinam emendas para Rio Bonito. “Não adianta que não tiver o apoio do governo federal e estadual, e desde o início mantivemos contato. Esse dinheiro chegou em bom momento. Pode confiar no nosso município para continuar sua gestão e fazer o estado crescer”.
Durante a solenidade, Cláudio Castro explicou sobre os benefícios do leilão para a população. “Esse é o maior leilão da história. Nunca houve um leilão que conseguíssemos abranger tantas coisas. Não dá pra conceber que ter água encanada, saneamento básico, seja pra poucos. Se o nome é saneamento básico, isso é para todos. O benefício (que a concessão trará), é a gente conseguir entregar água e esgoto para todas as pessoas do estado”, disse.
Com exclusividade para a reportagem da Folha, o governador disse que pretende propor a nível regional, que os municípios que possuem nascentes de água, como é o caso de Rio Bonito, ganhem royalties.
“Os investimentos serão feitos no intuito de melhorar mais ainda. A Cedae que está ficando, é uma Cedae que vai trabalhar só na produção da água. Na última reunião da Região Metropolitana, estou propondo criar royalties da produção da água. Então os municípios produtores, que eles tenham um valor mensal como royalties. Então já estamos debatendo na Região Metropolitana, para que esses municípios tenham uma compensação da águe que distribuem para o estado todo. Acho que é uma coisa muito justa, e acho que Rio Bonito teria um incremento no seu orçamento”.
O governador ganhou das mãos do prefeito Leandro Peixe, uma cesta com produtos locais e artesanatos feitos por artesãos de Rio Bonito.