Governo do estado entrega ambulâncias UTI para Rio Bonito, Tanguá e Itaboraí

às
image00003

Na última terça-feira (14), Rio Bonito, Tanguá e Itaboraí receberam ambulâncias UTI do projeto SAMU 100% RJ. A entrega foi feita pelo próprio governador Cláudio Castro, que destinou três veículos para Rio Bonito, dois para Itaboraí e um para Tanguá. O projeto visa equipar os Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de todo o estado e implantar naqueles municípios que ainda não existem, para isso, foram investidos R$ 87,4 milhões na compra de 249 veículos que estão sendo distribuídos à todas as cidades do estado.

Segundo o governo do estado, cerca de 30% dos municípios ainda não dispõem do SAMU. Para estes, além de entregar ambulâncias, o Executivo estadual repassará o dobro do financiamento que já é destinado, por um ano, para possibilitar a implantação do serviço até que seja habilitado pelo governo federal.

“Esta entrega é muito importante. Estamos fortalecendo o atendimento móvel de urgência e emergência da rede de saúde nos municípios. Queremos proporcionar um atendimento digno, rápido, com profissionais qualificados e ambulâncias de qualidade”, enfatizou o governador.

Para os prefeitos de Itaboraí, Tanguá e Rio Bonito o reforço das novas ambulâncias vai possibilitar um aumento na capacidade de atendimento.

“Sabemos o quanto precisamos avançar e o quanto temos nos esforçado, batalhado e trabalhado para isso. Hoje, estamos aqui para agradecer ao governador Cláudio Castro por estar olhando pela gente, principalmente pela área da Saúde. Essas ambulâncias devem aumentar em mais de 20% a capacidade de atendimento da cidade”, disse o prefeito de Itaboraí, Marcelo Delaroli.

O prefeito de Tanguá, Rodrigo Medeiros, disse que a capacidade de atendimento na cidade também deve aumentar cerca de 20% com a chegada da nova ambulância UTI.

“Essa ambulância vai nos ajudar a produzir pronta resposta no socorro aos cidadãos tanguaenses. A gente fica muito feliz porque já tínhamos quatro ambulâncias no município, uma delas montada com CTI com esforços do município, e agora, com esse equipamento novo e moderno, a gente vai poder ajudar e salvar vidas, que é a nossa missão”.

O prefeito de Rio Bonito, Leandro Peixe, lembrou que o SAMU da cidade também socorre moradores de cidades do entorno, então os três novos veículos ajudarão na demanda.

“Desde o início do mandato, venho pedindo ao governo do estado uma atenção maior para nossa saúde, pois Rio Bonito também contempla os municípios ao redor quando tem uma emergência”, contou o prefeito.

Recém empossado como deputado estadual, Guilherme Delaroli (PL), que também esteve na entrega, lembrou que os novos equipamentos são mais usados no período de grandes eventos, como o carnaval. “Esse é um dispositivo que vai salvar muitas vidas, ainda mais agora no período do carnaval porque a gente sabe que triplica a demanda da saúde”.

Para o secretário estadual de Saúde, Dr. Luizinho, “essas ambulâncias UTI vão mudar a história do SAMU aqui (da região). Estamos fazendo isso no estado do Rio de Janeiro todo, e a intenção é ajudar cada vez mais os municípios”.

SAMU

No mesmo dia, o governador entregou quatro ambulâncias em Magé e oito em São Gonçalo. O projeto SAMU 100% RJ foi iniciado em janeiro deste ano com a entrega de 60 ambulâncias para o SAMU da cidade do Rio de Janeiro, que tem administração do governo do estado.

Os veículos são equipados com maca retrátil, cilindro de oxigênio e prancha, além de serem apropriadas para remoção em UTI Móvel, podendo ainda ser utilizadas tanto como unidades básicas de saúde, tripuladas por enfermeiros, quanto por unidades avançadas, tripuladas por médicos.

 

 

 

Por Lívia Louzada

Veja também

Abrindo o primeiro final de semana de maio, neste sábado e domingo (04 e 05/05), a Praça Marechal Floriano Peixoto
às
O governo federal decidiu adiar a realização das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como "Enem dos Concursos"
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias