A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, condecorou 52 agentes da Guarda Municipal pelo tempo de serviços prestados à corporação. A solenidade foi realizada nesta quinta-feira (18/05) no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Ubatiba. Os servidores foram agraciados com 22 medalhas decenais (com 10 anos ou mais de serviço) e 30 medalhas vintenárias (para 20 anos ou mais).
Entre os premiados, estavam os últimos cinco ex-comandantes da GM e também o atual, Carlos Eduardo dos Santos. A cerimônia teve o comando do secretário Júlio Cesar Veras, que fez questão de colocar as medalhas no uniforme de alguns dos agentes. Segundo ele, a valorização pessoal tem reflexo positivo no desempenho dos guardas nas ruas.
“Mais do que a valorização financeira que o prefeito Fabiano Horta já havia concedido neste ano, esse reconhecimento dado a cada um dos condecorados toca em valores intangíveis, envolve suas famílias e, sem dúvida, fará com que busquem um trabalho de excelência quando estiverem em atividade. Esta gestão procura dar a todos os agentes a consciência real de seu valor”, afirmou Veras.
O primeiro guarda a receber a medalha foi Raimundo da Rocha Gomes, que tem 64 anos de idade e 21 de corporação, que emocionou seus colegas na hora da condecoração. Segundo ele, passaram na mente os anos de serviço e todo o sacrifício em nome da GM. “É gratificante e emocionante receber essa honraria depois de anos de muito trabalho, um reconhecimento importante desta gestão”, afirmou o agente.
Um dos integrantes mais conhecidos da Guarda Municipal e com os mesmos 21 anos do colega, Marcos Braga também recebeu sua medalha. “A sensação que tenho é de dever cumprido, mas sei que ainda temos muitos desafios pela frente. É gratificante ter esse reconhecimento pelo nosso trabalho”, disse ele, que tem 48 anos e nasceu na cidade mineira de Ipatinga.