Itaboraí inicia Semana Saúde na Escola

às
FOTO PARA SITE MODELO (24)

Com o intuito de promover ações de atenção e promoção à saúde dos alunos do município, as secretarias municipais de Saúde (SEMSA) e de Educação (SEMED), por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) iniciou a ‘Semana Saúde na Escola’, na Escola Municipal Geremias de Mattos Fontes, em Sambaetiba, nesta segunda-feira (02/10). Ao todo, cinco unidades escolares serão contempladas até sexta-feira (06/10).

O secretário municipal de Saúde, Hédio Mataruna, falou da integração entre as secretarias e do excelente trabalho da equipe do PSE. E ainda fez questão de falar da importância do programa para os alunos presentes.

“Às vezes nós adultos deixamos para pensar na saúde, no corpo e na mente quando estamos mais velhos e muitas vezes não dá mais tempo, mas vocês têm o privilégio de aprender um pouco mais sobre saúde, para começar a cuidar dela agora. Prestem bastante atenção a tudo que será ensinado por essa equipe, pois tenho certeza que vocês vão aplicar em suas vidas e também repassar os ensinamentos para seus familiares. E assim, vão ficar mais fortes, saudáveis e ter uma vida muito mais longa”, disse o secretário.

Durante a ação foram abordados assuntos como alimentação saudável e prevenção de obesidade; promoção da atividade física; cultura da paz; importância da vacina e saúde ambiental com ênfase em arboviroses.

Segundo a coordenadora do PSE, Adriana Pires, Itaboraí conta com 94 escolas aderidas no programa, sendo 89 da rede municipal de ensino e cinco da rede estadual.

“A Semana Saúde na Escola é uma articulação entre a saúde e a educação buscando promover a saúde dos estudantes e dos profissionais. O PSE promove ações com diversos temas ao longo do ano, objetivando a promoção e prevenção da saúde. Contamos com a parceria dos profissionais das unidades de saúde e das escolas, todos juntos com a missão de educar”, reforçou Adriana.

O Programa Saúde na Escola (PSE) é uma política intersetorial da Saúde e da Educação que foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial n° 6.286, de 5 de dezembro de 2007. As políticas de saúde e educação voltadas às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira se unem para promover saúde e educação integral. A intersetorialidade das redes públicas de saúde e de educação e das demais redes sociais para o desenvolvimento das ações do PSE implica mais do que ofertas de serviços num mesmo território, pois deve propiciar a sustentabilidade das ações a partir da conformação de redes de corresponsabilidade.

Veja também

O aparecimento de várias espécies de aves marinhas na Região dos Lagos tem sido frequente. Nesta semana, órgãos de monitoramento
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias