Com o objetivo de gerar desenvolvimento para a cultura local, a Prefeitura de Itaboraí, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, contou com a participação de uma representante da secretaria no 1º Encontro Nacional de Gestores da Cultura (ENGCult), realizado, entre os dias 14 e 15 de agosto, na cidade de Vitória, no Espírito Santo.
Com o tema “Cultura: uma estratégia para o Brasil”, o evento teve como objetivo destacar a relevância estratégica da transversalidade da cultura para instigar abordagens criativas que provoquem o despertar e a proposição de soluções inventivas para os atuais desafios do país.
O encontro contou com a participação da ministra da Cultura, Margareth Menezes, da ministra do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, e da secretária estadual de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros.
Durante o evento, foram mais de 20 atividades entre palestras, minicursos, debates e encontros temáticos voltados exclusivamente para gestores municipais, estaduais e federais de cultura, seus fóruns e entidades representativas.
Representante da Prefeitura de Itaboraí no evento, a produtora cultural da Secretaria Municipal de Cultura, Lívia Graneiro, destacou a importância do evento para o avanço cultural no município.
“É de extrema importância o município participar do 1º Encontro Nacional de Gestores da Cultura. São municípios, autoridades e especialistas de todo o país discutindo sobre cultura e a melhor forma de se aplicar as políticas públicas culturais de acordo com a particularidade do seu município. Temos duas leis importantes, Lei Paulo Gustavo e Lei Aldir Blanc II, para serem executadas este ano e esse intercâmbio de informações é fundamental”, disse a produtora cultural.