Itaboraí: Retomada do ensino presencial será feita em cinco fases

às

A retomada do ensino presencial em Itaboraí será feita de forma gradual, em cinco fases, respeitando as determinações das autoridades sanitárias. Em todas as fases, as instituições devem funcionar com 50% de sua capacidade e os responsáveis pelos alunos deverão registrar seu interesse através de compromisso com a respectiva Unidade Escolar.

A definição ocorreu na manhã de quarta-feira (24), em reunião no auditório da Escola Municipal Guilherme de Miranda Saraiva, no bairro Ampliação. O planejamento da secretaria de Educação prevê que, na primeira semana de março, os trabalhadores da rede passem por uma capacitação, junto à Secretaria Municipal de Saúde e com a Vigilância Sanitária. O objetivo do treinamento é promover conhecimento sobre as mudanças causadas pela pandemia da Covid-19, principalmente no âmbito educacional. Essa qualificação se estenderá por todo o mês.

O secretário municipal de Educação, Mauricílio Rodrigues de Souza, se reuniu com a Comissão Municipal de Gerenciados Educacional da pandemia da Covid-19 e com representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA) para compartilhar as estratégias do plano de retomada do ensino presencial. Segundo o chefe da Secretaria, é necessário retornar o ensino presencial, porém é preciso tomar algumas atitudes para manter a segurança dos alunos e profissionais.

“O objetivo da reunião foi compartilhar ideias, buscar soluções e definir o melhor para os nossos alunos, para que eles possam ficar protegidos dentro do ambiente escolar. Precisamos retomar as atividades presenciais, mas devemos manter todos em segurança”, disse o secretário.

Vale destacar ainda que o início das atividades por parte das instituições de ensino da rede privada é de cunho facultativo e para as instituições de ensino da rede pública municipal de cunho normativo.

Previsão de retomada

1ª fase: direcionada às instituições de ensino da rede privada, em todo o segmento da Educação Básica, a partir de 3 de março;

2ª fase: liberação de atividades presenciais nas instituições de ensino da rede pública para turmas de Educação Infantil e Educação Especial, a partir de 5 de abril;

3º fase: retorno das atividades na rede pública de ensino para turmas de Ensino Fundamental 1, a partir de 19 de abril;

4ª fase: retorno dos estudantes da rede pública de Ensino Fundamental 2 e EJA, a partir de 3 de maio;

5ª fase: liberação para instituições de ensino médio e superior, a partir de 17 de maio.

Monitoramento

Durante todo esse período, os números de notificações de casos de Covid-19 no município serão observados pelos setores responsáveis da Secretaria Municipal de Saúde, para medir os resultados e definir se as fases serão mantidas ou não, podendo haver suspensão das atividades dependendo do estágio de propagação do vírus na cidade.

Veja também

Menina de 14 anos foi ferida no quadril após pai entrar por engano na comunidade Baixa do Sapateiro
às
Unidade também recebeu investimento em novos equipamentos para exames de tomografia e ressonância magnética
às

Deixe aqui sua opinião

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias